Objetivo da concessionária é oferecer um cenário positivo para as companhias aéreas e incentivar a aviação brasileira
EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências
A Aena lançou um programa de incentivo com o foco recompensar as companhias aéreas de acordo com o aumento na quantidade de passageiros em 16 aeroportos sob sua gestão, contemplando os estados de Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Paraíba, Ceará, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Pará. A política é válida para o período de 1º de abril a 30 de outubro de 2024.
Veja também as mais lidas do DT
Segundo nota enviada ao DIÁRIO, o objetivo é oferecer um cenário positivo para que as companhias aéreas possam elevar suas participações nos aeroportos da Aena. “Como maior operadora aeroportuária do país, trabalhamos para incentivar a aviação brasileira, reduzindo custos das companhias aéreas e melhorando as opções dos passageiros”, afirma Marcelo Bento, diretor de Relações Institucionais e Comunicação da Aena Brasil.
Redução de custos
No caso de voos domésticos, o programa prevê o reembolso de 100% das tarifas de passageiros adicionais em cada rota operada pelas companhias aéreas em 16 aeroportos da Aena. No caso dos seis aeroportos do Nordeste, administrados pela Aena desde 2020, a base de comparação será o mesmo período de 2023. Nos dez aeroportos dos estados de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Pará, que passaram à gestão da Aena a partir de outubro do ano passado, a base de comparação será o mês de março deste ano.
Para os voos internacionais, o programa de incentivo é válido para os seis aeroportos sob administração da Aena no Nordeste. O projeto prevê o reembolso de 100% da tarifa de passageiros média correspondente ao número de embarques adicionais na temporada. Nesse caso, a base de comparação será o mês de março de 2024. Para novas rotas internacionais, o incentivo permanece até 31 de março de 2025.
Para promover mais operações cargueiras internacionais nos aeroportos do Nordeste, a Aena incluiu no programa o reembolso de 50% da tarifa de aterrissagem em operações adicionais em relação ao mesmo período de 2023, desde que haja pelo menos 25 operações durante a temporada.
As companhias que aderirem ao programa de incentivo ainda podem contar com o apoio da Aena para a promoção das ligações. A concessionária irá disponibilizar a divulgação de novos voos e rotas nos painéis publicitários localizados dentro dos aeroportos, banners promocionais no site da Aena, além de campanhas em suas redes sociais.