O Aeroporto de Barretos durante a Festa do Peão 2025 se consolidou como um dos principais polos de mobilidade aérea do interior paulista. Sob a gestão da ASP – Aeroportos Paulistas, o terminal registrou 579 operações entre os dias 21 e 31 de agosto, um crescimento de 75% em relação à edição de 2024.
REDAÇÃO DO DIÁRIO – com assessorias
No total, foram 1.516 passageiros, com alta de 35% no fluxo de viajantes e decolagens realizadas tanto por aeronaves executivas quanto pelos voos comerciais da Azul Conecta.
Infraestrutura e segurança em destaque
Desde 2022, o Aeroporto Chafei Amsei tem recebido investimentos estratégicos em conforto e segurança. O mais recente foi a homologação do sistema PAPI (Precision Approach Path Indicator), que auxilia pilotos na aproximação para o pouso, ampliando a margem de segurança em condições de visibilidade reduzida.
Além disso, foram feitas melhorias como a revitalização da sinalização de pista, instalação de iluminação em LED no pátio, câmeras de videomonitoramento, requalificação das canaletas de drenagem, resselagem do pátio e substituição da biruta.
Para João Paulo Neves, coordenador geral da ASP, a homologação do PAPI é um marco para o aeroporto:
“Esse investimento representa benefícios diretos à segurança dos voos em Barretos, especialmente em situações climáticas adversas. Nosso objetivo é oferecer uma infraestrutura compatível com as necessidades da aviação regional, beneficiando companhias aéreas e passageiros.”

Importância para o turismo
Com a alta no número de voos durante a 70ª Festa do Peão, o Aeroporto de Barretos reforça seu papel como porta de entrada estratégica para grandes eventos no interior paulista, conectando turistas de diferentes regiões do Brasil e movimentando a economia local. Saiba mais no site.