O aeroporto Lauro Cordeiro de Loyola, em Joinville (SC), está operando com o sistema de conectores de embarque e desembarque móvel chamado ELO. Implantado pela Infraero, o equipamento garante a proteção dos passageiros contra sol, chuva e vento.
O aeroporto de Joinville é o primeiro do estado a ter o novo sistema que estabelece uma ligação com a aeronave e partir de uma passarela em solo.
Os conectores são compostos por um conjunto de corredores climatizados, localizados no mesmo nível do solo e custaram cerca de R$ 4,21 milhões. Eles permitem que pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida possam ter acesso facilitado às aeronaves.
Veja também as mais lidas do DT
Em junho, o aeroporto implantou o Sistema de Aproximação por Instrumentos (ILS), permitindo o pouso de aeronaves em condições climáticas desfavoráveis. Joinville é conhecido pelo alto volume de chuvas e pelos frequentes cancelamentos de voos devido ao mau tempo.
Incremento no Turismo
Com a instalação do equipamento, a Infraero prevê um incremento do turismo e da economia do município e região, com um aumento de aproximadamente 40% de pousos e decolagens.
O Programa de Aviação Regional da Secretaria de Aviação Civil promete melhorar a infraestrutura de 270 aeroportos brasileiros.
O aeroporto Lauro Cordeiro de Loyola é o terceiro terminal da Infraero a receber o sistema ELO. O primeiro equipamento instalado no Brasil foi o do Aeroporto de Palmas (TO) e depois em Porto Alegre (RS). O planejamento da empresa prevê que 30 aeroportos administrados pela Infraero recebam o sistema até o final de 2015.
MVB