O tema da edição 2024 do Concurso de Fotografia do Museu do Futebol é a Várzea e o Futebol que está presente por todos os cantos do Brasil; 20 fotógrafos profissionais e/ou amadores receberão prêmios em dinheiro
Pouco importa se o campo é gramado, cimentado ou de terra batida. O que vale é estabelecer onde fica o gol e o lado de cada time. O futebol amador, também conhecido como várzea, rachão, racha ou pelada será o tema do Concurso de Fotografia do Museu do Futebol 2024.
Segundo nota enviada ao DIÁRIO, a instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo de São Paulo abriu as inscrições no dia 02 de setembro e encerra na próxima segunda-feira, dia 30. A participação é gratuita e o formulário está disponível aqui.
Veja também as mais lidas do DT
Mais sobre o concurso
O concurso é aberto para fotógrafos profissionais ou amadores, residentes no Brasil. Podem se inscrever pessoas de qualquer idade, inclusive menores de 18 anos, desde que com a anuência de um responsável legal. Todos concorrem na mesma categoria e os 20 primeiros colocados receberão prêmios em dinheiro, entre R$ 500,00 e R$ 2 mil.
Os participantes devem encaminhar apenas imagens do futebol de várzea, seja ele protagonizado por mulheres, homens ou crianças. Vale também o futebol adaptado e outras formas de manifestação do jogo em campos periféricos, urbanos, rurais ou em meio a florestas. As fotografias devem ser realizadas em território nacional.
As imagens não precisam ser inéditas, mas de autoria de um único fotógrafo. Os jurados vão selecionar os vencedores a partir de critérios como originalidade, qualidade técnica, abordagem do tema, estética e domínio da técnica fotográfica.
Com o tema A Várzea e o Futebol, a expectativa dos organizadores é de que os participantes capturem a paixão pelo esporte de maneira genuína, em diferentes espaços, como acontece no dia a dia.
Expectativa
Nesta edição do concurso os organizadores esperam superar a marca de inscrições do ano passado. Em 2023 o Museu do Futebol recebeu 222 fotografias, de 11 estados brasileiros, sob o tema Brincar de Futebol.
As imagens selecionadas reforçaram a presença do esporte na socialização de pessoas de todas as idades, em diferentes contextos geográficos, um retrato da popularidade do futebol no Brasil.
O fotógrafo José Medeiros, do Mato Grosso, ficou na primeira colocação com a imagem de uma criança indígena fazendo um chute de bicicleta no rio. O segundo lugar foi para Rogério Sousa Silva e o terceiro para Levi Bianco.
LEIA TAMBÉM:
Museu de São Paulo ganha maquete exclusiva da TAP Air Portugal