Os impactos financeiros da pandemia de coronavírus em curso afetaram até mesmo as maiores companhias aéreas. Embora muitas transportadoras tenham tido recursos para complementar sua receita operando voos de carga adicionais, isso não aliviou a necessidade de assistência governamental. A Air France-KLM é apenas um grupo que necessitou dessa ajuda. Como tal, o governo francês está prestes a fechar um acordo com a Comissão Europeia para fornecer mais ajuda.
Agências Internacionais com EDIÇÃO DO DIÁRIO
Le Maire não revelou a quantia de dinheiro envolvida no negócio. No entanto, confirmou que a Air France cedeu algumas das suas faixas horárias (slots) em Paris Orly no âmbito das negociações, embora não tantas (24) como Bruxelas solicitou. A Reuters acredita que o pacote pode envolver a conversão de um empréstimo do governo francês de € 3 bilhões (US $ 3,5 bilhões) em instrumentos híbridos.
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Suporte após grandes perdas
A necessidade de fortalecer os balanços patrimoniais da Air France-KLM surgiu após a declaração do grupo de um prejuízo de € 7,1 bilhões (US $ 8,5 bilhões) no ano passado . É claro que a Air France e a KLM não foram as únicas transportadoras que enfrentaram dificuldades financeiras em 2020.
Na verdade, a pandemia de coronavírus afetou fortemente quase todas as áreas da aviação comercial. No entanto, esse número enorme serviu como um forte lembrete de que mesmo os maiores grupos de companhias aéreas não ficaram imunes a um ano sem precedentes. O ministro das Finanças holandês chegou a dizer que o futuro do grupo era incerto em setembro passado.
Amplo auxílio já prestado no ano passado
O pacote de ajuda que a Air France-KLM está avançando atualmente não é o primeiro que receberá desde o início da atual crise. Na verdade, as negociações sobre essa ajuda financeira começaram já em abril passado, enquanto as companhias aéreas lutavam por empréstimos garantidos pelo estado para cobrir as perdas pesadas e inesperadas enfrentadas durante os primeiros meses da pandemia.