A mais recente Previsão de Serviços Globais da Airbus prevê um mercado global no valor de US$ 4,6 trilhões para serviços no segmento de aeronaves comerciais de 2018 a 2037. A nova análise se baseia em uma segmentação de mercado de três vertentes, focando respectivamente nas aeronaves, operações de companhias aéreas e experiência dos passageiros.
EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências
Serviços para aeronaves que giram em torno do seu ciclo de vida representam o maior segmento em crescimento e incluem manutenção, acesso a peças para substituição, ferramentas, treinamento técnico e upgrades do sistema. Tudo isso é necessário para manter as aeronaves das companhias aéreas no ar. Esse mercado representa um valor cumulativo de US$ 2,2 trilhões no período de 20 anos, indo de US$ 76 bilhões em 2018 para mais de US$ 160 bilhões por ano em 2037.
Tais serviços são oferecidos ao longo do ciclo de vida das aeronaves, desde o design até a desmontagem. Nessa categoria, fabricantes de aeronaves prestam serviços essenciais aos seus clientes que já estão incluídos na venda das aeronaves, incluindo, por exemplo, representantes de campo exclusivos e call centers para aeronaves em solo. O maior mercado em termos de valor é a manutenção, cada vez mais caracterizada pela terceirização e contratos de modalidade “pagamento por hora” (ou paid-by-the-hour – PBH). Além disso, à medida que novas tecnologias e materiais são desenvolvidos, tais como reparos de compostos, a Airbus vê uma forte tendência em direção à terceirização de serviços. Contratos de modalidade PBH permitem que companhias aéreas garantam e consigam prever seus custos de manutenção, podendo assim se concentrar na operação dos voos, o seu principal negócio. A Airbus prevê também que companhias aéreas passarão a terceirizar a gestão de seus estoques, migrando no sentido de um estoque conjunto, ao invés de investir em um próprio.
Operação de voo
A próxima grande categoria diz respeito a serviços de operações de voo, tais como treinamento de pilotos e soluções para planejamento de voo, que responderão por um gasto cumulativo de US$ 1,5 trilhões nos próximos 20 anos. Espera-se que as frotas mais que dobrarão dentro desse período, atingindo o número de 48 mil aeronaves. Com base nesses números, a Airbus estima que o mercado precisará de 540 mil novos pilotos nos próximos 20 anos. Essa tendência implica também o uso de meios mais modernos de treinamento que contam com novas tecnologias digitais.
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O terceiro componente do mercado global de serviços envolve a experiência dos passageiros, representando um valor cumulativo estimado de US$ 0,9 trilhões nesse período de 20 anos. Isso abrange os serviços necessários para otimização da experiência de voo, incluindo upgrade das cabines, treinamento da tripulação, entretenimento de bordo, conectividade e reservas. Espera-se que esse segmento mais do que dobre nos próximos 20 anos, aumentando dos atuais US$ 27 bilhões para quase US$ 70 bilhões. Uma das principais tendências é o crescimento exponencial da conectividade ininterrupta, à medida que cada vez mais passageiros passarão a gerenciar suas viagens utilizando aparelhos smart, que oferecem todas as informações necessárias sobre aeroporto, conexões, bagagem etc. em tempo real.