quarta-feira, outubro 8, 2025
InícioAviaçãoAlerta em SC: feixes de laser colocam pilotos e...

Alerta em SC: feixes de laser colocam pilotos e passageiros em perigo

O Aeroporto Internacional de Navegantes, administrado pela Motiva, promoveu uma campanha educativa para conscientizar a comunidade sobre os riscos do uso indevido de raios laser direcionados a aeronaves. A ação teve o apoio da Polícia Militar de Santa Catarina e da Polícia Federal, com foco na segurança de pilotos, passageiros e das operações aéreas.

REDAÇÃO DO DIÁRIO – com assessorias 

De janeiro a agosto de 2025, foram registrados 27 casos de feixes de laser apontados para aviões em pouso ou decolagem no terminal — número quase três vezes maior que a média anual anterior, de 10 registros. As ocorrências se concentram principalmente entre Itajaí e Navegantes, com relatos também em Penha.

Apontar um laser para uma aeronave é uma prática perigosa e criminosa. O feixe pode ofuscar a visão dos pilotos, causar cegueira momentânea e provocar erros de navegação, especialmente durante pousos e decolagens. “Nosso objetivo é levar informação à comunidade e mostrar que o laser não é um brinquedo, mas uma ameaça real à aviação. Essa prática é crime previsto em lei”, destaca Wilson Rocha, gerente do Aeroporto de Navegantes.

Além da comunicação institucional, equipes do aeroporto e da Polícia Federal percorreram bairros da cidade no dia 23 de setembro, realizando visitas domiciliares para orientar moradores e incentivar denúncias.

De acordo com Rafael Santiago, da NavBrasil, o problema é mundial. “Atuo na segurança operacional desde 2017, e já fui alvo de raio laser. O primeiro caso conhecido no mundo foi em 1993, e desde então as ocorrências só aumentam”, relata. Ele explica que, dentro da cabine, a luz se espalha e pode comprometer totalmente a visão do piloto.

Segundo o analista de safety Ricardo Luiz Barbosa Ouriques, o uso de laser contra aeronaves é crime previsto no artigo 261 do Código Penal Brasileiro, com pena de dois a cinco anos de reclusão, podendo chegar a 12 anos em caso de acidente com vítimas.

Sobre o Aeroporto de Navegantes

Fundado em 1970, é o principal acesso aéreo ao litoral norte de Santa Catarina, região que abriga destinos como Balneário Camboriú e o parque Beto Carrero World. Desde março de 2022, está sob administração da Motiva.

Sobre a Motiva

A Motiva é a maior empresa de infraestrutura de mobilidade do país, com atuação em rodovias, trilhos e aeroportos. São 39 ativos em 13 estados brasileiros, empregando mais de 16 mil colaboradores. A companhia administra 4.475 km de rodovias, opera metrôs, trens e VLTs que transportam 750 milhões de passageiros por ano e gerencia 17 aeroportos no Brasil e três no exterior, atendendo cerca de 45 milhões de clientes anualmente.

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Enriqueça o Diário com o seu comentário!

Participe e leia opiniões de outros leitores.
Ao final de cada matéria, em comentários.

Matérias em destaque