Evento realizado no Consulado da Argentina, em São Paulo, enfatiza a liberdade no país de natureza ímpar, experiências gastronômicas e lugares pitorescos para o verão 2025/2026
Por Aurora Ayres, colaboração para o DIÁRIO
O lançamento da Temporada de Verão Brasil-Argentina aconteceu nesta quarta-feira (dia 10), no Banco de la Nación Argentina, em São Paulo. O cônsul-geral da Argentina no Brasil, Luis Kreckler, deu as boas-vindas aos presentes e agradeceu a participação de agentes e operadores de viagens. O evento foi realizado com o apoio do Consulado Geral da República Argentina em São Paulo, Visit Argentina (Inprotur) e Aerolíneas Argentinas.
Na ocasião, Belén Callegari analista técnica de mercados do Inprotur, trouxe algumas dicas e novidades da campanha “Na Argentina mora a Liberdade” para o turista escolher desfrutar a alta temporada do verão no país vizinho. Além de destacar a agenda cultural e gastronômica da capital argentina, ela ressaltou alguns pontos relevantes para se visitar nesta época do ano.

No Norte do país, por exemplo, é possível passear no recém-inaugurado Trem Solar da Quebrada de Humahuaca e ainda aproveitar o carnaval argentino em fevereiro nas históricas cidades de Salta e Jujui. Já no litoral, as Cataratas do Iguaçu também devem fazer parte do roteiro, assim como as serras de Córdoba, experiências de luxo na região de Cuyo e uma Patagônia verde, com suas paisagens sem neve e que, ao contrário do que muitos pensam, registra temperaturas ideais no verão.
Parques nacionais próximos a Bariloche também entram na rota turística do verão argentino oferecendo atividades esportivas como caiaque. Já em Ushuaia, com seus dias mais longos e poucas horas à noite, turistas e excursões se antecipam nas reservas para não perderem essa condição, no mínimo, diferente.
Uma das novidades para 2026, envolve o Sul do país. Será possível navegar sob a lua cheia, ao longo das geleiras glaciais, onde o turista pode contar com opções de hospedagens mais em conta e mais luxuosas.
Inovação e incremento de oferta
De acordo com o gerente comercial da Aerolíneas Argentinas no Brasil, Ivan Blanco Cadahia, a empresa opera durante o ano, em média, 70 voos semanais Brasil-Argentina. Para o verão 2025/2026, esse número salta para 137 voos. “É um incremento muito grande. Praticamente dobramos a quantidade de assentos, são quase 11 mil assentos semanais a mais, num total de mais de 20 mil assentos por semana”, disse.
Os pacotes para o verão na Argentina já estão à venda e podem ser programados a partir de Salvador (BA), Porto Seguro (BA), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Porto Alegre (RS) e agora também do aeroporto de Cabo Frio (RJ), que oferecem voos para Buenos Aires e Rosario.
“A Argentina está de braços abertos para receber os brasileiros no verão e mantém os braços abertos para recebê-los também no inverno de 2026, em julho e agosto com voos diários e diretos São Paulo-Bariloche e com voos duas vezes por semana São Paulo-Ushuaia”, destaca Cadahia. “A decisão estratégica da nossa gestão reflete em inovação, incremento de oferta e de conectividade, resultando no fortalecimento da relação de turismo entre os dois países”, complementa.




