A Dragon Trail International acaba de divulgar uma pesquisa por meio de sua representante no Brasil, a MATCHER, em que aponta uma grande incerteza dos viajantes chineses em viagens a negócios e internacionais.
EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências
O estudo mostra como está o sentimento do viajante chinês para a retomada das viagens e pode ser um balizador das tendências mundiais. Os resultados mostram que os chineses estão mais dispostos a viajar atualmente do que nos levantamentos anteriores, porém quando se trata das viagens internacionais, cautela e incerteza definem o sentimento do mercado no momento.
Embora muita coisa tenha mudado desde o início da pandemia, as preferências em torno dos destinos e atividades de viagens são semelhantes às viagens chinesas anteriores à COVID-19. O movimento doméstico segue sendo o grande ativo do mercado e a Ásia continua sendo a região global de primeira escolha para viagens internacionais dos chineses, seguida pela Europa e a América do Norte em terceiro lugar.
As maiores incertezas seguem sendo para as viagens a negócios e as internacionais. Quando solicitados a avaliar os níveis de sentimento atual para 12 destinos no exterior, os chineses expressaram alta percepção de segurança para viajar para Cingapura e Japão; e avaliações mistas para a Austrália, Tailândia e países europeus. Os destinos da América do Norte, especialmente os EUA, foram amplamente vistos como inseguros, enquanto as respostas em países da América do Sul indicaram pouquíssimo conhecimento da China.
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De acordo com a China Tourism Academy (CTA), América do Sul é a quarta ou quinta opção dos chineses na escolha por viagens internacionais. Os chineses seguem priorizando atividades como conhecer a gastronomia local; visitar museus e paisagens; conhecer atrações famosas; realizar atividades ao ar livre e contato com a natureza e fazer compras.
Critérios para a decisão da viagem
O relatório também aponta alguns critérios importantes na hora de decidir as viagens internacionais. O mais importante é que exista simpatia em relação ao viajante chinês; zero casos de covid; nenhuma exigência de quarentena na chegada ao destino ou no retorno à China; horários de voos restaurados ao normal e que, também, as pessoas já estejam vacinadas antes da viagem.
A especialista em marketing de destinos, e Diretora da MATCHER, Jeanine Pires, reforça que “a partir destes insumos fica clara mais uma vez a necessidade de estreitarmos relações e apresentarmos a América Latina como opção de viagem ao mercado chinês. É o maior emissor de turistas do planeta e será fundamental na reconstrução das chegadas internacionais do turismo mundial”.
A Dragon Trail International é uma empresa chinesa de soluções de marketing e inteligência de mercado, com extensa experiência na indústria global de viagens. Junto com a MATCHER, a empresa trabalha na criação e compartilhamento de conteúdos, análises e oportunidades de mercado entre os mercados da China e Ásia e com o Brasil e América Latina. De acordo com Jeanine Pires, “a parceria entre a MATCHER e a Dragon Trail é mais um passo importante para consolidar nossa missão de conectar o mercado brasileiro e latino americano aos principais mercados internacionais”.
Para ter acesso ao relatório completo acesse o site da MATCHER.