Números foram apresentados durante 43º Encontro de Hoteleiros e responsáveis por Casas de Acolhimento em Fátima.
Por AMADEU CASTANHO (especial para o Diário)*
Apesar de todos os reflexos negativos da pandemia da Covid-19, o Santuário de Fátima, em Portugal, acolheu 2,4 milhões de peregrinos durante o ano de 2021. Esse volume equivale a pouco mais de um terço do registrado em 2019, último ano antes do início da pandemia, quando o Santuário recebeu 6,3 milhões de peregrinos.
Veja também as mais lidas do DT
Os números foram apresentados pelo reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, durante o 43º Encontro de Hoteleiros e responsáveis por Casas de Acolhimento em Fátima, realizado na quinta-feira, dia 3 de março, com grande número de participantes.
Na sua apresentação, ele realçou as dificuldades dos dois anos da pandemia, mas deixou um discurso mais focado na retomada que se espera seja possível em 2022.
O Santuário existe “por causa dos peregrinos e pelos peregrinos” e “sem eles é difícil”, destacou o reitor do importante santuário mariano.
RETROSPECTO
Depois de quase seis meses sem qualquer movimento, entre 2020 e 2021, e de três meses com grandes restrições à movimentação das pessoas, ainda assim o Santuário encerrou 2021 com o registro de 2,4 milhões de peregrinos, um milhão a mais do que no primeiro ano da pandemia.
Em 2021, foram registradas 1.036 peregrinações organizadas (72.398 peregrinos), 500 a mais do que em 2020.
Apesar das restrições às viagens internacionais, as peregrinações organizadas estrangeiras foram maioria no ano passado, somando 601, com a participação de 23.618 peregrinos, ante 435 peregrinações e 48.780 peregrinos de Portugal.
Embora seja quase o dobro do registrado em 2020, esse volume representa uma queda de 76,4% na presença de peregrinos organizada e em grupo quando comparado com o de 2019.
O total de peregrinos recebidos em 2021 foi de 2,4 milhões, ante 6,3 registrados em 2019. Desde 2010, ano do início das comemorações do Centenário das Aparições de Nossa Senhora de Fátima, a média anual se situa entre os 5 e os 7 milhões de peregrinos.
Em 2017, ano em que foi comemorado o Centenário, com a presença do Papa para a canonização dos Santos Francisco e Jacinta Marto, foram registrados mais de 9 milhões de visitantes em Fátima.
Os resultados poderiam ter sido melhores, pois durante 2021 foram canceladas 177 peregrinações: 47 de Portugal e 130 estrangeiras, num total de 132.452 peregrinos.
Em relação à origem, a Espanha foi o país responsável pelo maior número de grupos (319) e de peregrinos (13.024), seguida pela Polônia e a Itália.
O Brasil, que normalmente tem participação relevante entre os visitantes ao Santuário de Fátima, foi responsável por apenas oito grupos organizados, totalizando 211 peregrinos.
MENSAGEM DE PAZ
Em sua apresentação aos responsáveis pelos meios de hospedagem de Fátima, o reitor do Santuário ainda falou sobre a situação na Ucrânia. “O ano que terminou e de cujos números hoje vos apresentamos acalenta essa esperança, apesar dos dias teimarem em ser sombrios, agora com uma guerra à nossa porta, envolvendo tantos irmãos e irmãs que habitualmente nos visitam em Fátima”, afirmou o padre Carlos Cabecinhas.
“No Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, Senhora da Paz, continuaremos a rezar pela paz na Ucrânia, mas também em todos os lugares onde a guerra continua a fazer sentir o seu rasto destruidor. Pedimos-lhe, uma vez mais, que interceda pela paz e que a faça chegar ao coração de cada um dos decisores políticos para que se tornem mais fraternos, mais irmãos e deponham as armas”, concluiu o reitor.