Na próxima terça-feira (17) a capital de Sergipe completará 160 anos ao som de forró. Para celebrar o aniversário, a prefeitura da cidade organizou uma festa antecipada para domingo (15) na praça localizada entre os mercados municipais. O festejo contará com apresentações das bandas Forró dos Vips, Cavaleiros do Forró, Rojão Diferente e Maysa Reis, a partir das 19 horas.
Aracaju mantém tradições da cultura afro-brasileira. Poetas populares e cantadores regionais costumam transformar o mercado, localizado no centro da capital nordestina, em um ponto de divulgação. A festa da Padroeira de Aracaju, Nossa Senhora da Conceição, é comemorada no dia oito de dezembro na Orla de Atalaia. Durante a celebração, é realizada a lavagem, onde Oxum é consagrada, de acordo com a tradição de crenças africanas (candomblé e umbanda).
Este ano, apenas os seis feriados nacionais devem trazer ao estado de Sergipe mais de 102 mil viajantes, segundo o Ministério do Turismo. A capital Aracaju é um dos principais destinos do estado e atrai estrangeiros e brasileiros pelas praias, rios e manguezais.