Warning: Undefined array key "color-1-overlay" in /home/diariodoturismoc/public_html/wp-content/plugins/td-composer/legacy/common/wp_booster/td_block.php on line 2677

Warning: Undefined array key "color-2-overlay" in /home/diariodoturismoc/public_html/wp-content/plugins/td-composer/legacy/common/wp_booster/td_block.php on line 2677

Artesanato e cultura quilombola compõem roteiro da Paraíba

Continua depois da publicidade

Uma viagem pelo litoral da Paraíba reserva surpresas que vão além das belas praias de águas mornas e cristalinas, emolduradas por rochas e paredões montanhosos. Somente nos pouco mais de 70 km que ligam a capital João Pessoa aos municípios de Conde e Pitimbu, o turista pode ter contato com as culturas indígena e quilombola em roteiros enriquecidos por produtos da agricultura familiar, pelo patrimônio histórico e pelas belezas cênicas de paisagens preservadas.

Estes são alguns dos atrativos do roteiro turístico Mares Quilombolas, contemplado pelo projeto Talentos do Brasil, idealizado pela parceria Ministério do Turismo, Ministério do Desenvolvimento Agrário e o Sebrae. “Uma das principais inovações é agregar pessoas, serviços e produtos da agricultura familiar a roteiros turísticos já explorados, gerando benefícios econômicos e sociais para a região”, disse o ministro do Turismo, Vinícius Lages.

Pitimbu, localizada na região metropolitana de João Pessoa, realiza, no segundo sábado de cada mês, a Quinzena Cultural, que tem como objetivo o resgate e valorização dos saberes da população local. 

Veja também as mais lidas do DT

No Conde, também na região metropolitana de João Pessoa, a visita pode começar pela Comunidade Ipiranga, onde tem coco de roda, artesanato e visita ao Museu Quilombola, que guarda a história da presença negra na região. 

O projeto Talentos do Brasil Rural ainda está em fase de implantação e os passeios são vendidos pelos próprios empreendedores, uma realidade que deve mudar em breve. “O roteiro tem sido divulgado em feiras e eventos. Estamos registrando a marca e produzindo material de divulgação, o que dará maior visibilidade ao trabalho”, afirma Vânia Domingues, da Associação de Turismo Costa do Conde.

MVB

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade