Atlantica Hotels registra crescimento de 27% em receita no 1º semestre de 2019

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A Atlantica Hotels registrou no 1.º semestre deste ano, receita de R$ 532,8 milhões, o que representa crescimento de 27% sobre o mesmo período de 2018, quando alcançou R$ 419,3 milhões. “Estamos concentrando todos os nossos esforços para continuar alcançando resultados sólidos, com crescimentos contínuos e consistentes”, declara Eduardo Giestas, presidente da Atlantica Hotels.

EDIÇÃO DO DIÁRIO

A companhia obteve nos seis primeiros meses do ano, crescimento nos três principais índices: 13,5% em RevPar; 9% em ocupação e 4,2% na diária média. De acordo com o executivo, o resultado é fruto tanto da eficiência em vendas, que gerou crescimento de 13,5% de Revpar, quase 1,0 p.p. acima do mercado quanto do aumento da oferta de apartamentos disponíveis na rede, que cresceu quase 30% em comparação ao 1.º semestre de 2018.

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O índice alcançado em Revpar foi puxado por um crescimento agressivo de ocupação, 9% superior em relação ao mesmo período de 2018, quase o dobro do que foi registrado pelo mercado. Foram praticamente 2 milhões de noites vendidas no período, o que representa crescimento de 21% sobre o 1.º semestre de 2018. “Tivemos também uma retomada significativa do aumento da diária média, que ficou próximo aos 5% sobre 2018 e com tendência de crescimento ainda maior até o final do ano”, afirma Giestas.

No semestre, houve abertura de mais de 1 novo hotel por mês. Foram adicionados 7 hotéis à rede no período, sendo dois deles em São Paulo, nas regiões da Berrini e do Itaim Bibi e outros em importantes praças como Santos, Cuiabá, Blumenau e João Pessoa. Isto representa a oferta de 837 novos apartamentos, sem contar os outros três empreendimentos recentemente inaugurados, que somam 337 acomodações, totalizando a adição de 1.174 quartos neste ano. “A companhia vem mantendo um ritmo acelerado de expansão, totalizando 134 hotéis em operação, cuja oferta chega atualmente a 22,7 mil quartos no Brasil”, destaca o executivo.

A padronização dos serviços oferecidos pela plataforma de gestão da Atlantica também favoreceu a performance da companhia no período. “Promovemos readequações nas negociações com fornecedores; lançamos o portal de sourcing para aprimorar a gestão de suprimentos dos hotéis, melhorando a negociação com fornecedores e implantamos um novo projeto de prestação de contas, gerando ainda mais transparência e confiança na relação com os investidores. Na área de Marketing e Vendas, desenvolvemos um novo site para a Vert Hotéis, alinhado à página online da Atlantica; lançamos o programa de fidelidade Vert Rewards; fizemos a integração da ferramenta Salesforce para Atlantica e Vert de modo a otimizar as carteiras de clientes e implementamos a flutuação de tarifas públicas. Em TI, continuamos com o roadmap das áreas, contribuindo para a padronização de sistemas e gestão das demandas internas. E em Finanças, iniciamos a revisão da política de cobrança para mitigar a inadimplência e estamos trabalhando em projetos que visam reduzir custos dos hotéis”, afirma Giestas.

Com isto, o desempenho robusto da companhia, derivado, por um lado, do aumento de receitas e por outro, pela gestão de custos, promovida pela nova plataforma de serviços da Atlantica, fez com que a companhia tivesse um ganho significativo de eficiência operacional, chegando ao patamar de quase R$ 110 milhões de Lucro Operacional Bruto (GOP), o que representa crescimento de 42% sobre 2018.

EXPANSÃO

No 1.º semestre, já foram assinados sete contratos de administração e a expectativa é fechar o ano com outros 10 novos contratos. “Estamos mantendo nossa prospecção de novos empreendimentos em ritmo acelerado. Hoje, temos 50 hotéis no pipeline, o que significa mais 6,5 mil apartamentos adicionados à rede. Este volume representa uma oferta de 2,4 milhões de noites ao mercado”, afirma Giestas.

Focada em expandir seu portfólio, a Atlantica Hotels lançou no 1.º semestre deste ano, seu novo modelo de franquias, oferecendo suas duas marcas próprias – Go Inn e eSuites –, que passaram por revitalização de seus logotipos, itens de identidade e conceitos, além da assinatura by Atlantica Hotels para empreendimentos independentes e familiares. “São novas opções aos investidores interessados em continuar a gestão de suas propriedades, mas buscam melhorar a rentabilidade ao introduzir padrões hoteleiros reconhecidos, agregando os benefícios operacionais e a força de vendas da rede”, conta o executivo.

Durante a Equipotel, que ocorreu em setembro na São Paulo Expo, o departamento de Desenvolvimento da Atlantica apresentou sua solução de franquias para otimizar a performance de vendas e custos com o objetivo de prospectar investidores que buscam melhorar a rentabilidade de seus hotéis independentes a partir de 70 quartos. “Mostramos durante o evento nossos diferenciais de vendas, tecnológicos e operacionais que são oferecidos aos franqueados de nossas marcas próprias dos segmentos Midscale e Econômico”, afirma Ricardo Bluvol, vice-presidente de Desenvolvimento da Atlantica Hotels.

ROOM SALES INDEX

O RSI (Room Sales Index), que mede o desempenho em relação aos concorrentes da mesma cesta competitiva, foi de 113% no 1.º semestre. “Este número compara a penetração dos hotéis da Atlantica versus a da concorrência no mesmo destino, o que significa que nossa performance está acima ao da nossa concorrência tanto em ocupação quanto em diária média”, explica Giestas.

 

QUALIDADE

A evolução da plataforma de gestão dos hotéis tem gerado reflexo positivo na percepção dos hóspedes. No 1.º semestre deste ano, o NPS – Net Promoter Score, em uma escala de 200 pontos percentuais (mínimo: -100; máximo: +100), chegou a + 53. “Esta pontuação corrobora a satisfação e a lealdade dos hóspedes. A constante busca pela excelência no atendimento em nossos hotéis aumenta a probabilidade dos hóspedes continuarem reservando conosco e recomendarem nossos hotéis”, afirma Guilherme Martini, vice-presidente de Operações da Atlantica Hotels.

A reputação da Atlantica Hotels na web, que traduz a avaliação dos hóspedes nas mídias sociais e sites de viagens (Booking, TripAdvisor, Google, entre outros), atingiu a nota de 4,32, o que significa que 55% dos empreendimentos da rede estão acima da média nacional.

Pelo ranking do TripAdvisor, um dos maiores portais de hospedagem do mundo, 21 empreendimentos administrados pela Atlantica Hotels conquistaram a 1.ª posição em suas respectivas praças e 58 hotéis alcançaram o Top 5. “Isto é um reconhecimento público da qualidade dos nossos serviços, produtos e, principalmente, das equipes que são fundamentais dentro das nossas operações”, avalia Martini.

GREAT PLACE TO WORK

O propósito da cultura organizacional da Atlantica – “Cuidar de cada um que confia na gente” – tem gerado importantes frutos. A Atlantica Hotels recebeu duas premiações das Melhores Empresas para Trabalhar, do Great Place to Work (GPTW), ao atingir a 5.ª colocação em Hotelaria & Turismo e a 10.ª posição no ranking de Barueri e região.

Para Eduardo Giestas, CEO da Atlantica Hotels, a premiação GPTW reflete o objetivo da companhia que além de potencializar seus resultados financeiros, foca-se amplamente no cuidado aos seus colaboradores. “Estamos muito felizes com esses reconhecimentos. Essa conquista mostra que estamos no caminho certo, entendendo que é preciso, antes de tudo, cuidar dos nossos colaboradores para que eles cuidem bem dos hóspedes”declara Giestas.

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