A Paraíba alcançou a maior taxa de crescimento no Nordeste em registros no Cadastro Nacional dos Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) no primeiro semestre de 2025. Segundo dados do Ministério do Turismo, o estado teve um aumento de 25,92% nas inscrições em relação ao mesmo período de 2024.
REDAÇÃO DO DIÁRIO – com informações da PBtur*
O desempenho paraibano superou o de outros estados da região, como o Maranhão (19,96%) e o Piauí (14,21%). No cenário nacional, o crescimento foi de 8,2%, com o número de prestadores cadastrados subindo de 166.409 para 180.049, o que representa 13.640 novos serviços turísticos formalizados em todo o país.
Na Paraíba, a evolução reflete uma atuação integrada entre a Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico e o Ministério do Turismo. O trabalho de mobilização junto aos municípios e empreendedores tem sido essencial para ampliar a formalização do setor.
Ferdinando Lucena, presidente da PBTur, destacou os esforços para levar o Cadastur a todas as regiões do estado.
“Estamos trabalhando em parceria com prefeituras e empreendedores locais, oferecendo orientações técnicas e promovendo articulações que assegurem o registro adequado dos serviços turísticos junto ao Ministério do Turismo. Essa formalização reforça a imagem da Paraíba como um destino seguro e confiável, além de viabilizar o acesso a políticas públicas e linhas de crédito”, afirmou.
A secretária de Turismo, Rosália Lucas, também comemorou o resultado.
“Esse avanço é resultado direto da política de incentivo à formalização adotada no estado, voltada para o fortalecimento do turismo como um pilar do desenvolvimento econômico. A formalização é peça-chave para impulsionar a geração de empregos em todo na Paraíba”, declarou.
Gratuito e obrigatório para segmentos como hospedagem, agências de turismo, transportadoras turísticas, eventos, parques temáticos e guias, o Cadastur também oferece benefícios importantes. Entre eles estão visibilidade em canais oficiais, acesso a financiamentos e participação em programas de qualificação profissional.
*Fonte: Assessoria de Comunicação da PBTur