Cibercriminosos não têm barreiras morais e usam qualquer oportunidade para obter dinheiro de pessoas dispostas a ajudar.
EDIÇÃO DO DT com agências
Pesquisadores da Avast, empresa líder global em segurança digital e produtos de privacidade que protegem as pessoas de ameaças na internet, têm observado que golpistas estão se aproveitando da guerra na Ucrânia para conseguir dinheiro.
Veja também as mais lidas do DT
De Acordo com o diretor de Inteligência de Ameaças da Avast, Michal Salat, os golpistas já começaram a atrair dinheiro das pessoas fingindo que são ucranianos e que precisam desesperadamente de ajuda financeira. No passado, iscas semelhantes foram detectadas em casos de pessoas presas durante viagens, golpes de romance, entre outras situações. Segundo Salat, os cibercriminosos não têm barreiras morais e usarão qualquer oportunidade para obter dinheiro de pessoas dispostas a ajudar.
“Aconselhamos vivamente a não enviar dinheiro, especialmente qualquer forma de criptomoeda. Caso a pessoa deseje ajudar a população na Ucrânia, faça isso por meio de uma organização confiável e que opera naquela região. Também aconselhamos que os consumidores de ambos os países, tomem medidas para se protegerem contra um volume maior de ataques cibernéticos previstos”, explica Michal Salat.
Os usuários devem garantir que seus computadores estejam totalmente atualizados (sistemas e aplicativos), com software de segurança de qualidade, e ter a máxima atenção com relação a e-mails ou links de bate-papo inesperados. Como explica o diretor da Avast, é importante lembrar que agora haverá uma disseminação massiva de informações sobre a crise e os cibercriminosos, com motivação política ou não, e eles tentarão se aproveitar disso.
Para mais informações, acesse o Blog da Avast em https://blog.avast.com/crypto-scams-taking-advantage-of-ukraine-conflict-avast.
Para guias, dicas úteis e conselhos, visite Avast Academy: https://www.avast.com/pt-br/c-academy.