A Azul Conecta celebra 3 anos e aumenta em 81% número de destinos brasileiros; a companhia estima crescer cerca de 20% nos próximos anos
O plano sempre foi ambicioso: ser a maior companhia aérea do Brasil e conectar os brasileiros com todas as cidades do País.
Então, a estratégia para realizar o sonho começou em janeiro de 2020, quando a Azul Linhas Aéreas anunciou a criação de sua subsidiária regional, a Azul Conecta. Cinco meses depois do início da pandemia de Covid-19, em 11 de agosto daquele ano, o sonho ganhou força e a necessidade de ampliar a aviação regional tornou-se realidade.
Hoje, três anos depois, a Azul Conecta tem muitos motivos para comemorar: aumentou o número de voos, de aviões e de destinos. Inclusive, desde o surgimento, a companhia cresceu 81% em número de destinos atendidos e hoje viaja para mais de 80 cidades brasileiras.
Veja também as mais lidas do DT
Além de dispor de 27 aeronaves e realizar 70 voos diários entre cidades do interior. Conectando também às capitais nacionais e, consequentemente, aos destinos internacionais. Ainda, a companhia prevê um crescimento de 20% nos próximos anos.
“Sempre sonhamos em conectar os brasileiros com o Brasil, além de mostrar ao mundo a diversidade de belezas existentes aqui e estimular o potencial do desenvolvimento social e econômico por meio da aviação regional”, John Rodgerson, CEO da Azul.
Azul Conecta celebra 3 anos: conheça os outros serviços da aérea
A empresa tem outros serviços que a tornam diferenciada, como o fretamento de aeronaves para quem precisa contratar um voo particular. Os aviões estão prontos para atender a fretamentos personalizados, sejam grupos familiares, corporativos, turismos dos mais diversos e carga, que levam objetos aos destinos brasileiros mais remotos.
A companhia também conta com os programas de manutenção aeronáutica e treinamento de pilotos com tecnologia de realidade virtual. Todos esses serviços são ofertados pelos 314 Tripulantes da Azul Conecta. Desse total, 147 são pilotos, e os demais estão divididos entre: técnicos de manutenção, áreas administrativas e de suporte da companhia.
“Algumas regiões do Brasil entendem mais a importância da aviação regional, como é o caso do norte do país. Moradores de estados como o Amazonas e o Pará, por exemplo, costumavam fazer trajetos de barco que duravam dias, mas com a chegada da empresa, passaram a visitar destinos em poucas horas. Isso é uma conquista enorme para o turismo nacional, as economias locais e, consequentemente e o mais importante, aos brasileiros”, explicou Flávio Costa, vice-presidente Técnico da Azul e presidente da Azul Conecta.
“Nosso objetivo para o futuro é ampliar ainda mais os destinos atendidos e mostrar para todo o Brasil a importância do investimento na aviação regional”, complementou o executivo.
Do total de cidades que a companhia atende, mais de 50% delas têm menos de 100 mil habitantes. De acordo com dados do último IBGE, mais de dois terços das cidades brasileiras (69%) têm até 20 mil habitantes. Esses municípios concentram pouco mais de 15% da população (32 milhões de pessoas).
Conheça as aeronaves da Azul Conecta
Os passageiros que optarem por voar com a Azul Conecta estarão a bordo de aeronaves Cessna Gran Caravan, um turboélice regional monomotor com capacidade para até nove assentos.
“Os modelos utilizados pela Azul Conecta são extremamente seguros. Clientes podem ter receio de voar, mas até embarcar pela primeira vez e sentir a mágica acontecer. Utilizar uma aeronave como essa para viajar pelo Brasil é maravilhoso”, avaliou Costa.
Azul Conecta celebra 3 anos: veja outras realizações da companhia
A Azul Conecta realiza um dos voos mais bonitos, com destaque para a Rota das Emoções. Esse é um circuito que passa pelos principais pontos turísticos do litoral do Ceará, Piauí e Maranhão. A viagem conta com um voo panorâmico, ligando as cidades de Aracati, Fortaleza, Jericoacoara, Parnaíba, Barreirinhas e São Luís, mostrando bem de perto as belezas paradisíacas de cada destino.
Já o foco da empresa continua em ligar os brasileiros a todos os cantos do país, considerando os mais de 5 mil municípios nacionais. Atualmente, a companhia voa para cerca de 80 cidades, conectando, principalmente, as regiões Norte, Nordeste, Sul e Centro-Oeste do país.
Todos os destinos que a Azul Conecta atende se ligam aos principais hubs da companhia, em Campinas (SP), Belo Horizonte (MG) e Recife (PE). Além dos minis hubs em Campina Grande (PB), Belém (PA) e outros.
Digitalização no setor aéreo
Ainda, em junho deste ano, a companhia recebeu autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para transformar todos seus registros de manutenção em formato digital. A mudança foi autorizada no âmbito do Programa de Transformação Digital da ANAC, no qual a Agência auxilia operadores aéreos e empresas de manutenção a adotarem ferramentas eletrônicas e processos automatizados.
“A Azul Conecta é um polo de inovação e tecnologia, e ter a ANAC ao nosso lado, na obtenção deste processo e certificação, é muito gratificante. Estar alinhada com as melhores práticas da aviação comercial mundial está no DNA de nossa empresa e no da ANAC, órgão que trabalha diariamente para promover uma aviação mais tecnológica e segura no Brasil”, reforçou Flávio.
Para saber mais, acesse o site oficial.
EDIÇÃO DO DT (CF) com agências.