A Bahia é preferência entre turistas de 14 dos 26 estados do Brasil, que gastam R$3500 em média na hospedagem e procuram hotéis especialmente no litoral norte de Salvador, Porto Seguro, Trancoso e a Península de Maraú.
REDAÇÃO com agências
A beleza de suas praias, a alegria de suas festas e a diversidade cultural de seu povo fazem da Bahia o estado favorito entre os brasileiros que realizam viagens de luxo, de acordo com levantamento realizado pelo Zarpo, agência de viagens online focada em resorts e pacotes premium. O estado é preferência entre turistas de 14 dos 26 estados do Brasil, que gastam R$3500 em média na hospedagem e procuram hotéis especialmente no litoral norte de Salvador, Porto Seguro, Trancoso e a Península de Maraú. No Sul, por exemplo, a Bahia é unanimidade, sendo o destino favorito de viajantes do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Os hotéis baianos mais buscados no Zarpo são o Porto Seguro Praia Resort, Grand Palladium Resort, em Imbassaí, e Iberostar Praia do Forte.
A pesquisa aponta que os viajantes de São Paulo e do Rio de Janeiro preferem reservar hotéis dentro de seus próprios Estados, optando pela Bahia ou pelo Caribe como segunda e terceira opção, respectivamente. No Nordeste os destinos locais também são os mais procurados, com exceção do Piauí, onde a maioria dos viajantes compra pacotes de viagens para países do Caribe, Europa e América Latina.
Pernambuco também está na lista dos destinos mais procurados por quem faz viagens de luxo, conquistando a primeira posição entre os turistas do Mato Grosso, Ceará, Sergipe e Maranhão. O Zarpo tem opções de hospedagem em Recife, Porto de Galinhas, Ipojuca, Tamandaré e na paradisíaca ilha de Fernando de Noronha.
“O Brasil é um país maravilhoso, com paisagens exuberantes e um povo acolhedor, o que justifica o fato de a maioria dos nossos viajantes priorizar destinos nacionais”, considera Alexis Manach, cofundador e co-CEO do Zarpo. Para ele, escolher destinos domésticos pode ser interessante, especialmente pela possibilidade de percorrer trechos no âmbito terrestre e fazer viagens curtas, curtindo feriados prolongados na praia, montanha ou nos grandes centros urbanos.
De acordo com o executivo, o Zarpo, que obteve uma receita de R$160 milhões em 2016, deve expandir suas operações para outras regiões de maneira mais agressiva em 2017, com a perspectiva de crescer cerca de 70% neste ano.
(MJT)