sábado, novembro 29, 2025
InícioPolíticas de turismoBelém pode entrar na rota de cruzeiros e ampliar...

Belém pode entrar na rota de cruzeiros e ampliar turismo na Amazônia

O Ministério do Turismo abriu negociações com a Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (CLIA Brasil) para incluir Belém (PA) em novos roteiros nacionais e internacionais nas próximas temporadas. A iniciativa busca ampliar a presença da Amazônia no segmento de cruzeiros e fortalecer o desenvolvimento regional.

REDAÇÃO DO DIÁRIO – com informações do MTur

Em ofício enviado à entidade, a Pasta destacou o potencial estratégico do Terminal Portuário de Outeiro. A estrutura passou por ampliação e modernização durante as preparações para a COP30, tornando-se apta a receber embarcações de maior porte e posicionando Belém como um ponto de escala competitivo no Norte do país.

O documento também apresentou fatores logísticos, operacionais e comerciais considerados essenciais para a construção de itinerários que integrem a capital paraense às rotas de cruzeiros. A proposta mira o aumento da oferta turística, a geração de novos fluxos de visitantes e o estímulo à economia local por meio da atividade marítima.

Para o ministro do Turismo, Celso Sabino, a inclusão de Belém amplia possibilidades e fortalece a imagem da Amazônia como destino internacional. “Com essa ampliação para Belém, teremos a possibilidade de aumentar, cada vez mais, o número de visitantes nacionais e internacionais para o turismo na Amazônia, oferecendo uma experiência satisfatória. A COP30 foi a prova de que somos capazes disso”, afirmou.

Em resposta oficial, a CLIA Brasil manifestou apoio às tratativas e colocou-se à disposição para contribuir tecnicamente e promover Belém no mercado internacional. A entidade reúne 43 companhias que operam 310 navios e têm outras 81 embarcações encomendadas até 2036.

A associação também se comprometeu a divulgar, entre as empresas parceiras, informações técnicas, materiais promocionais e contatos institucionais sobre o Terminal de Outeiro, sua infraestrutura, logística e os atrativos turísticos, culturais e gastronômicos da região. O objetivo é ampliar a visibilidade de Belém e reforçar sua conexão com o Sul do Caribe, a Amazônia e o eixo Norte–Nordeste.

A iniciativa sinaliza uma nova fase para o turismo marítimo na região e reforça o potencial da Amazônia como protagonista nas próximas temporadas.

Fonte: Assessoria de Comunicação do MTur

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Enriqueça o Diário com o seu comentário!

Participe e leia opiniões de outros leitores.
Ao final de cada matéria, em comentários.

Matérias em destaque