A Boeing acaba de completar o primeiro voo no mundo utilizando o “diesel verde”, que é um biocombustível sustentável altamente disponível usado no transporte terrestre. O avião de testes de voo da empresa, o ecoDemonstrator 787, voou na terça-feira (2) com uma mistura de 15% de diesel verde e 85% de combustível à base de petróleo para aviões na turbina esquerda.
“Vamos fornecer dados de vários voos do ecoDemonstrator para apoiar os esforços de aprovação desse combustível para a aviação comercial e ajudar na realização das metas ambientais da nossa indústria”, disse Julie Felgar, diretora executiva de Estratégia e Integração Ambiental da Boeing Aviação Comercial.
O diesel verde sustentável é feito de óleos vegetais, resíduos de óleo de cozinha e de gorduras animais. O diesel verde é quimicamente distinto e um combustível diferente do “biodiesel”, que também é utilizado no transporte terrestre.
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Com uma capacidade de produção de 800 milhões de galões (três bilhões de litros) nos EUA, na Europa e na Ásia, o diesel verde poderia suprir, rapidamente, até 1% da demanda global para combustível para aeronaves.
Com custo no atacado de cerca de US$3 por galão, incluindo incentivos do governo dos EUA, o diesel verde chega próximo ao preço do combustível convencional de aviação
“O avião teve o desempenho esperado com a mistura de diesel verde, assim como acontece com o combustível convencional para aeronaves”, disse o Comandante Mike Carriker, Piloto Chefe para Desenvolvimento de Produtos.
Considerando o ciclo de vida, o diesel verde sustentável reduz as emissões de carbono de 50 a 90% quando comparado com o combustível fóssil, de acordo com a Neste Oil, baseada na Finlândia, que forneceu o diesel verde para o ecoDemonstrator 787.
MVB