Booking.com continua omitindo que anuncia seus pacotes em dólar comercial, mas deveria anunciar pelo dólar turismo (Matéria publicada dia 15 de outubro)
REDAÇÃO DO DIÁRIO
O sócio-diretor da operadora RXT Travel, Carlos Santos, durante a Abav-Expo fez uma denúncia ao DIÁRIO DO TURISMO afirmando que a agência online Booking.com omitia informações em seus anúncios quando não deixava explícito o valor do câmbio no ato da compra via cartão de crédito. Na matéria publicada (veja a matéria), Carlos afirma que “o tipo de propaganda que a Booking.com faz é enganosa pois ela anuncia com um câmbio em valores de dólar comercial e o consumidor, ao fazer a compra, paga pelo câmbio turismo, cerca de 4% a mais em todas as operações”.
A Booking.com foi procurada durante os dias da Abav-Expo (27 a 29 de setembro últimos), por meio de sua assessoria de imprensa, mas não se manifestou. Após 15 dias da matéria publicada recebemos uma contestação superficial, que reproduzimos abaixo, na íntegra:
Veja também as mais lidas do DT
Posicionamento Booking.com:
“Como o objetivo principal da Booking.com é oferecer a seus clientes uma experiência única de viagem por meio da transparência das informações dispostas em nossa página web, esclarecemos que tanto no momento de confirmação da reserva, como em nossos termos e condições disponíveis para os consumidores em nosso site, informamos de maneira clara que o conversor de moedas é apenas para efeito normativo e deve ser usado como referência e, portanto, não deve ser visto como uma ferramenta precisa e em tempo real, dado que as taxas de conversão podem variar”.
É curioso que a queixa do operador Carlos continua sendo válida e não é respondida com a nota da agência online, porque quando a própria Booking reconhece que o “conversor de moedas é apenas para efeito normativo e deve ser usado como referência e, portanto, não deve ser visto como uma ferramenta precisa e em tempo real, dado que as taxas de conversão podem variar” continua omitindo que anuncia seus pacotes em dólar comercial, mas deveria anunciar pelo dólar turismo.
Todos nós sabemos que existem oscilações de câmbio, minuto a minuto. A questão é: os pagamentos efetuados no exterior via cartão de crédito emitidos no Brasil são convertidos pela cotação do dólar turismo e não pelo dólar comercial. Portanto, quando a booking.com anuncia em seus incontáveis canais de publicidade seus hotéis internacionais, que coloquem o valor em dólar turismo.