Durante reunião na última sexta-feira (4), em Brasília (DF), o Ministério do Turismo e a Embaixada da China no Brasil deram um importante passo para fortalecer a relação bilateral no turismo. Na ocasião, foi acertado o desenvolvimento de uma série de ações conjuntas para promover os destinos e as culturas de ambos os países, cujo planejamento será tema de novos encontros previstos entre as partes.
REDAÇÃO DO DIÁRIO – com informações do MTur*
As iniciativas incluem a realização do Ano da Cultura Brasil-China, em 2026, com forte componente turístico para impulsionar o fluxo de visitantes. A cooperação também se estenderá a outras frentes, como a criação de uma rota turística integrada envolvendo os países dos BRICS e parcerias voltadas a segmentos específicos, como o turismo de esportes.
O ministro do Turismo, Celso Sabino, projetou avanços significativos com a parceria. “A China é um parceiro muito importante para o Brasil, e o Ano da Cultura e do Turismo será um marco para as nossas relações. A cultura é um dos principais motivadores de viagem e, ao unir nossos esforços, criaremos uma ponte poderosa para que mais chineses descubram as riquezas do Brasil e mais brasileiros se encantem com a China. É um ganho para a economia, para o turismo e, acima de tudo, para o fortalecimento dos laços entre nossos povos”, destacou.
O foco brasileiro no mercado chinês é estratégico. No ano passado, visitantes do país asiático realizaram mais de 130 milhões de viagens internacionais, e o Brasil já desponta como principal destino desse público na América Latina. Além do tradicional turismo de negócios, cresce rapidamente o interesse dos chineses por natureza e ecoturismo, segmentos em que o Brasil tem grande potencial com destinos como a Amazônia e o Pantanal.
Fonte: Assessoria de Comunicação do MTur