Um esforço coordenado vem ganhando força para posicionar o Brasil como um destino cada vez mais atrativo no turismo internacional. À frente dessa iniciativa estão a Royal Air Maroc (RAM), companhia aérea do Marrocos, e a Embratur, que atuam em parceria para promover o país lá fora. Entre as estratégias adotadas, destaca-se a aproximação de agentes de viagens com a realidade brasileira, ampliando seu conhecimento e fortalecendo sua capacidade de apresentar o destino com mais autenticidade e confiança.
Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, como parte dessa iniciativa, uma comitiva de agentes da Espanha aterrissou em São Paulo, na última semana, a bordo de um voo operado pela Royal Air Maroc. O grupo partiu de Madrid com escala em Casablanca, no Marrocos, inaugurando a série de visitas previstas para 2025. Essa agenda imersiva busca apresentar o Brasil por meio de experiências que vão de um voo de helicóptero sobre São Paulo a um encontro com indígenas no litoral norte paulista, passando por visitas a pontos turísticos, referências culturais e gastronômicas, paisagens e tudo que ajude a traduzir a identidade do país.
“Desde dezembro, retomamos nossa operação no Brasil com voos diretos entre São Paulo e Casablanca, interligando com os principais destinos da Europa, África e Ásia. O retorno ao país tem sido um grande sucesso, com uma taxa de ocupação superior a 80% em nossas aeronaves. Isso levou nossa companhia a firmar um acordo com a Embratur e a incluir ações específicas para o mercado brasileiro. Trazer os agentes para vivenciar essa experiência é apenas uma das ações que vamos implementar para contribuir com o aumento das chegadas internacionais ao Brasil por meio dos nossos voos”, explica Othman Baba, diretor regional da Royal Air Maroc na América do Sul.
Aceleração do turismo
O Programa de Aceleração do Turismo Internacional (PATI), lançado pela Embratur, tem como objetivo promover o Brasil nos mercados internacionais.Uma das estratégias é facilitar o acesso dos estrangeiros a destinos brasileiros, incentivando companhias aéreas a promoverem novos voos diretos e regulares internacionais para o Brasil.
Na primeira fase da parceria com a Royal Air Maroc, a companhia aérea convida profissionais da Espanha, Portugal e França a descobrirem o potencial turístico do Brasil por meio de suas conexões aéreas.
A famtrip com agentes de turismo de Portugal ocorre entre 24 e 29 de março, seguida por uma presstrip com jornalistas da França prevista para maio.
“O PATI é uma importante ferramenta de ampliação da nossa conectividade e tem trazido cada vez mais turistas internacionais para o Brasil. Com política inovadora, o programa proporciona mais voos, mais visitantes estrangeiros e, consequentemente, mais investimento na nossa economia e geração de emprego e renda”, afirma o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.
Imersão no Brasil
A famtrip com agentes da Espanha, realizada entre os dias 17 e 22 de março, trouxe agentes que ainda não tinham vindo ao Brasil. Ao longo dos dias de visita, o grupo percorreu museus, mercados, restaurantes e os principais pontos turísticos. A programação incluiu ainda um passeio de helicóptero por São Paulo e explorou os cenários naturais de São Sebastião.
“Não sou uma pessoa muito urbana, sou mais de aventura, de mato, de praia. O que me chamou a atenção na cidade de São Paulo foram as áreas verdes, não esperava isso. Também achei uma cidade limpa, cheia de atividades culturais. Há muito potencial turístico aqui porque podemos explorar essa combinação entre a vida urbana e o litoral. E os brasileiros são muito amáveis. Essa simpatia é uma característica do Brasil e ajuda a vendê-lo lá fora”, diz Jose Luis Lobo Rodriguez que atua na Logitravel, em Palma de Mallorca. “Vai ser muito mais fácil falar para as pessoas sobre algo que agora eu vi de perto”, completa.
A agenda incluiu também um workshop promovido pela Royal Air Maroc e pela Embratur, com apresentações das duas instituições e de representantes do Aeroporto Internacional de Guarulhos – autoridade aeroportuária que integra o acordo firmado com a Embratur -, do São Paulo Convention & Visitors Bureau e da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (SETUR).
Os agentes receberam informações sobre os diferentes perfis de destinos brasileiros e acompanharam uma apresentação da Royal Air Maroc sobre a trajetória da companhia, seus planos de expansão e o papel estratégico que vem assumindo na conectividade entre o Brasil e os principais mercados da Europa, África e Ásia. Também conheceram melhor a infraestrutura em expansão do Aeroporto Internacional de Guarulhos.
“O GRU Airport investe continuamente para reforçar o papel do Aeroporto Internacional de São Paulo como um hub de conectividade global e como principal porta de entrada do Brasil. Estamos atentos às necessidades dos nossos passageiros e parceiros, e seguimos implementando melhorias permanentes em nossa infraestrutura e serviços para oferecer uma excelente experiência a todos que passam por aqui. Ações de famtrips como essa são importantíssimas para aumentar a atratividade de São Paulo como destino turístico. Estamos extremamente engajados nesse objetivo”, afirma Julia Orrico, Gerente de Negócios Aéreos da GRU Airport.
“Assim que chegar na Espanha vou falar com meus colegas da riqueza cultural que vi, da natureza, gastronomia, ou seja, diferentes coisas que se pode ver no Brasil, mesmo vindo a negócios para São Paulo. Nem sempre as pessoas sabem disso. Muita gente na Europa pensa que aqui é perigoso, mas se você toma os cuidados normais, é seguro. Precisamos mostrar o produto completo”, comenta Víctor Ronda, da empresa de turismo CDV, em Alicante.
Conectar culturas
Com uma frota que inclui modelos de última geração, como o Dreamliner 787-900 em operação no Brasil, a Royal Air Maroc está empenhada em cumprir seu plano de expansão global que prevê novas rotas e aeronaves até 2037. No Brasil, a empresa já firmou parceria de codeshare com a GOL, possibilitando maior integração com os destinos brasileiros.
Além de receber agentes de viagens da Europa no Brasil, a Royal Air Maroc quer estimular intercâmbios culturais, promovendo a companhia e o turismo no Marrocos. Em abril, a empresa vai realizar um tour especial com um grupo de 16 agentes de viagens do Brasil para conhecer o Marrocos.
“Queremos conectar culturas, abrir novas rotas e participar ativamente da transformação do turismo global. O Brasil e o Marrocos são destinos excepcionais, tanto do ponto de vista turístico quanto de negócios. Incentivar o fluxo entre os dois países faz parte da visão da Royal Air Maroc de fortalecer nossa presença de forma estratégica, com foco no cliente, expansão sustentável e parcerias que gerem valor real para os mercados em que atuamos”, conclui o diretor regional da companhia.