O Brasil é o país convidado da primeira edição do Encuentro de Gastronomía, Turismo y Saberes, realizado em Santiago, no Chile. O evento começou nesta segunda-feira (24) e segue até quinta-feira (27), reforçando o intercâmbio de experiências entre os dois países. O Chile é hoje o terceiro maior emissor de turistas internacionais para o Brasil.
REDAÇÃO DO DIÁRIO – com informações da Embratur
Para destacar a homenagem chilena à gastronomia brasileira, a Embratur levou ao festival dois chefs de referência: Saulo Jennings, do Pará, e Marcos Livi, do Rio Grande do Sul. Eles representam experiências do portfólio Feel Brasil e apresentam ao público algumas das vivências mais autênticas do país.
Jennings conduz a Piracaia da Amazônia, tradição ancestral dos povos ribeirinhos de Alter do Chão. O ritual envolve peixes frescos, pescados no mesmo dia, assados lentamente sobre brasas. Tudo acontece à beira do Rio Tapajós, enquanto histórias são compartilhadas em torno do fogo. O chef foi nomeado Embaixador do Turismo Mundial pela ONU durante o G20 Brasil 2024.
Já Livi apresenta a experiência Ferro e Fogo, na Serra Gaúcha. A proposta transforma o ato de comer em um espetáculo sensorial, unindo cortes premium, técnicas ancestrais e 50 hectares de natureza preservada. Ambos participam de cooking shows e palestras ao longo da programação.
A Embratur também promove ações estratégicas com parceiros chilenos. Em conjunto com a Subsecretaria de Turismo do Chile, a Agência realizará um coquetel no Sky Costanera, com menu assinado por Marcos Livi. Na programação técnica, a gerente de Projetos Estruturantes, Ana Paula Jacques, participa de um painel sobre o turismo entre Brasil e Chile.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destacou a importância da presença brasileira no encontro. “A homenagem do Chile, que é um grande parceiro e mercado prioritário, à gastronomia brasileira reforça o protagonismo da Embratur na promoção da imagem do Brasil no exterior. Em especial na América do Sul. Nossa presença no Encuentro de Gastronomía, Turismo y Saberes, com chefs que representam a diversidade e a qualidade das experiências turísticas nacionais, mostra que o trabalho conjunto com parceiros, como o setor privado e o governo chileno, é crucial para ampliar a atração de turistas internacionais e gerar desenvolvimento econômico”, afirmou.
Mercado estratégico
O Chile segue como um dos mercados mais promissores para o turismo brasileiro. Entre janeiro e outubro de 2025, o Brasil recebeu 661.850 visitantes chilenos — número superior ao registrado em todo o ano de 2024, quando 653.895 turistas desembarcaram no país.
O crescimento é de 27,69% no comparativo com o mesmo período do ano passado, reforçando a importância de ações coordenadas para fortalecer a promoção integrada entre os dois destinos.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Embratur




