quinta-feira, setembro 4, 2025
InícioEconomia do turismoBrasil recebe 6,52 milhões de turistas internacionais em oito...

Brasil recebe 6,52 milhões de turistas internacionais em oito meses

O turismo brasileiro vive um momento histórico. Entre janeiro e agosto de 2025, o país recebeu 6,52 milhões de visitantes internacionais, resultado que representa um crescimento de 46,6% em relação ao mesmo período de 2024. O desempenho já supera, em apenas oito meses, o total de turistas recebidos ao longo de todo o ano passado por países vizinhos como Chile (5,2 milhões), Uruguai (3,3 milhões) e Peru (3,3 milhões), segundo dados da ONU Turismo.

REDAÇÃO DO DIÁRIO – com informações do MTur*

O acumulado é o maior já registrado para o período e coloca o Brasil muito próximo de atingir a meta de 6,9 milhões de visitantes internacionais prevista no Plano Nacional de Turismo 2024-2027. Até agora, já foram cumpridos 94,6% do objetivo anual.

Ministro celebra consolidação do Brasil no cenário global

Para Celso Sabino, ministro do Turismo e presidente do Conselho Executivo da ONU Turismo, o resultado reflete a consolidação do país como um destino em ascensão.

“O Brasil está mais aberto e conectado ao mundo do que nunca. Esses números mostram que nosso esforço em qualificação, promoção e estruturação do turismo está dando resultados concretos. Estamos não apenas alcançando, mas superando metas e colocando o Brasil no patamar que ele merece: o de potência turística mundial”, afirmou.

Agosto registra melhor desempenho da história

O mês de agosto também foi marcante: 576 mil chegadas internacionais, alta de 37,8% em relação a agosto de 2024. Foi o melhor agosto da história, superando o recorde de 2016, quando o Brasil recebeu 537 mil turistas durante os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro.

Segundo Marcelo Freixo, presidente da Embratur, o país caminha para um novo recorde.

“Em apenas oito meses, já estamos muito próximos do recorde histórico de 6,77 milhões de turistas em todo o ano de 2024. Até dezembro ultrapassaremos os 8 milhões. Mudamos de patamar: o turismo é hoje uma indústria sustentável que gera emprego em todo o país”, destacou.

Resultados superam períodos anteriores

A performance de 2025 não apenas supera 2024, mas também deixa para trás os resultados históricos de 2016 a 2018, quando o Brasil recebeu entre 4,4 e 4,6 milhões de visitantes nos oito primeiros meses de cada ano. O avanço reforça os impactos positivos das medidas implementadas pelo governo federal, por meio do Ministério do Turismo e da Embratur, como a ampliação da conectividade aérea, a diversificação da oferta turística e a promoção internacional do país.

Principais mercados emissores

A Argentina mantém a liderança como maior emissor de turistas ao Brasil, com 2,6 milhões de visitantes em 2025. Em seguida aparecem o Chile (539 mil) e os Estados Unidos (516 mil). Já a Europa responde por mais de 740 mil turistas, somando França, Portugal, Alemanha, Itália e Reino Unido.

Portas de entrada

O estado de São Paulo lidera o ranking de entradas, com 1,8 milhão de turistas. O Rio de Janeiro aparece em segundo lugar, com 1,4 milhão, seguido pelo Rio Grande do Sul, que já contabiliza mais de 1,2 milhão de visitantes internacionais.

*Fonte: Assessoria de Comunicação do MTur

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Enriqueça o Diário com o seu comentário!

Participe e leia opiniões de outros leitores.
Ao final de cada matéria, em comentários.

Matérias em destaque