quinta-feira, julho 10, 2025
InícioEconomia do turismoBrasileiros preferem viajar com foco na gastronomia, diz pesquisa

Brasileiros preferem viajar com foco na gastronomia, diz pesquisa

A gastronomia se firmou como parte essencial das viagens. Uma pesquisa global da Booking.com revela que 69% dos brasileiros levam em conta a culinária local na hora de escolher o destino. O levantamento aponta tendências e comportamentos que devem impactar o turismo ao longo do ano.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, além disso, a influência gastronômica atravessa perfis e gerações: entre as mulheres do país, esse percentual sobe para 73%, enquanto entre os homens é de 65%. A motivação é igualmente forte entre diferentes faixas etárias, com 71% dos Millennials valorizando a comida local como critério de decisão, seguidos por 68% da Geração X e Z.

O levantamento também identificou um comportamento mais amplo, no qual 67% dos viajantes brasileiros afirmam que viver a cultura e a gastronomia locais é uma motivação pessoal para viajar, com maior destaque entre as mulheres (72%). Essa motivação se traduz em prática com o planejamento de alguma experiência gastronômica nas viagens desses viajantes, como: visitar restaurantes locais pouco conhecidos (59%), visitar mercados locais (56%), experimentar comida de rua (53%) e visitar uma cervejaria ou vinícola local (46%) participar de um tour culinário, aula de cozinha ou jantar em um restaurante específico.

A gastronomia também influencia a etapa de reserva da hospedagem. Quase metade dos brasileiros (43%), que fizeram reservas on-line, considera importante saber se há opções de alimentação disponíveis no local, especialmente os Millennials (44%) e homens (44%).

Influência cultural

Além do paladar, a tela também tem papel importante. A pesquisa mostra que 26% dos viajantes brasileiros são inspirados por séries e filmes na hora de planejar uma viagem. E entre esse grupo, 58% desejam experimentar uma comida que viram em um programa ou filme, com destaque para as mulheres (63%) e a Geração X (65%). Além disso, 55% querem visitar restaurantes mostrados nesses programas, desses dados sobressaem mulheres (60%) e a Geração Z (60%).

Esses dados reforçam que, mais do que uma motivação, a gastronomia é parte relevante da jornada de viagem: do primeiro clique ao momento da experiência, passando pela escolha da hospedagem, o que se come importa para o viajante brasileiro.

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Enriqueça o Diário com o seu comentário!

Participe e leia opiniões de outros leitores.
Ao final de cada matéria, em comentários.

Matérias em destaque