Com experiências trazidas do Convention Bureau de Recife e do grupo Pontes Hotéis, Brenda Silveira é a diretora executiva do Convention Bureau de Porto de Galinhas. Graduada em Turismo pela Universidade Federal de Pernambuco e com MBA de Marketing pelo Cedepe Business School, Brenda fala de sua carreira, da grande experiência que foi a Copa do Mundo e da vontade que tem em voltar para Sidiney, mas claro, à passeio. A entrevista foi concedida ao repórter do DT, Marcelo Villas Boas. Acompanhe:
DIÁRIO – Qual as principais experiências trazidas do grupo Pontes para o Convention Bureau Porto de Galinhas?
BRENDA SILVEIRA – Eu já trabalhei no Convention Bureau de Recife por cinco anos na área de marketing e também com captação de eventos. Então foi muito bom passar esses últimos sete anos na hotelaria, porque é um segmento com empresas muito estruturadas e é o equipamento que hospeda o público e onde conseguimos entender o comportamento desse consumidor no destino. Tive a oportunidade, como gerente de Marketing, de entender o comportamento do consumidor, de onde ele vem, como ele vê o destino. Essas informações e essa noção dentro da hotelaria te amadurece muito quando você vai trabalhar o destino.
Veja também as mais lidas do DT
DIÁRIO – Você é graduada em Turismo pela Universidade Federal de Pernambuco e possui MBA de Marketing pelo Cedepe Business School. Fale de sua vida acadêmica e quando (como e por quê) decidiu seguir essa carreira.
BRENDA SILVEIRA – Sou mineira, morei em São Paulo, morei em Brasília, estou morando aqui agora, então, o mundo de viagens, hotelaria, turismo, sempre me fascinou, por isso tomei a decisão de fazer faculdade de turismo e, dentro da faculdade, a área de marketing era a que me falava mais alto. Tive a oportunidade de estagiar e trabalhar no Convention de Recife, e lá pude ter uma visão muito macro de todos os segmentos. Com estudos em marketing, consegui aliar isso com o turismo. Dentro do Convention [de Recife] também eu fazia marketing do destino.
DIÁRIO – Sempre trabalhou na mesma área? Fale de sua profissionalização.
BRENDA SILVEIRA – Trabalhei primeiro com eventos, depois no Convention Bureau, e depois com hotelaria, sempre na área de turismo.
DIÁRIO – Fale de uma ocasião que você considera importante em sua vida profissional.
BRENDA SILVEIRA – Um momento marcante foi a Copa do Mundo. O hotel que eu trabalhava recebeu cinco times durante a Copa do Mundo e Copa das Confederações. Tivemos todo um preparo e a execução de receber toda a parte de turismo, lidar com a imprensa, tudo isso foi um aprendizado muito grande.
Atualmente, no Convention de Porto de Galinhas, também está sendo um momento muito bom. Quando você participa do início, tem como colocar os procedimentos, a sua forma de trabalhar, colocar a equipe, treinar as pessoas, está sendo muito bom.
DIÁRIO – Em férias, para onde costuma viajar? Descreva um local que você gostaria de ir ou que voltaria e por quê.
BRENDA SILVEIRA – Eu queria voltar para Sidney, na Austrália. EU fui para lá uma vez para uma captação de evento, fiquei pouquíssimo tempo, foram cinco dias trabalhando. Queria muito voltar para lá para passear. Para Sidney e para a Nova Zelândia, fiquei encantada com a cultura.
DIÁRIO – Qual a importância da sustentabilidade para o Porto de Galinhas CVB? Você aplica ações sustentáveis ao seu dia-a-dia? Se sim, como?
BRENDA SILVEIRA – Toda a proposta do Convention está relacionada à sustentabilidade, e isso muda a nossa cultura, muda a nossa cabeça. O Convention está nascendo nesse modelo. O nosso trabalho não é apenas de captação de negócios, ele tem que ser bom para a comunidade, tem que ser bom para o meio ambiente. Nossa ações sempre são voltadas para trazer resultados não apenas para o âmbito econômico, mas também no aspecto da sustentabilidade. Esperamos fazer um trabalho marcante nesse aspecto. Temos sempre a sustentabilidade com base para podermos trabalhar.