Brotas inclui compromissos ambientais no plano diretório de turismo

Continua depois da publicidade

Município assume a execução de projetos que minimizam o impacto ao meio ambiente e ajudam a desenvolver o turismo inovador e Sustentável 

Em nota enviada ao DIÁRIO, o município de Brotas descreve a riqueza em recursos naturais, suas inúmeras nascentes, cachoeiras, ribeirões e que é banhado pelo Rio Jacaré-Pepira, um dos mais limpos do Estado de São Paulo.  Há 30 anos Brotas vem aliando turismo de aventura, gastronomia, ecoturismo e economia criativa.

“No município, poder público, iniciativa privada e entidades sempre estiverem empenhados em aproveitar e aprimorar o potencial turístico causando o menor impacto possível ao meio ambiente”, diz a nota.

Veja também as mais lidas do DT

Como resultado, Brotas se consolidou como destino de contato com a natureza. As diretrizes para o desenvolvimento da atividade turística estão no Plano Diretor de Turismo, documento que acaba de passar por revisão e atualização. E nesta nova versão, Brotas assume três compromissos ambientais.

Como o Plano Diretor já foi aprovado pela Câmara Municipal e agora é lei, significa que o município assumiu o compromisso de executar, em três anos, três projetos que visam recuperar e preservar a natureza e fomentar o desenvolvendo do turismo de forma inovadora e sustentável. “O planejamento e a gestão do turismo devem estar atentos às questões ambientais, culturais e sociais, sempre buscando minimizar os impactos da atividade e, fazendo com que os moradores locais estejam inseridos economicamente e socialmente.

E é isso que o Plano Diretor do Turismo prevê”, afirma Fábio Pontes, secretário de Turismo de Brotas, e uma das pessoas que esteve à frente da atualização do documento.

Pontes lembra que turismo é a atividade de maior potencial de distribuição de renda e o maior gerador de empregos de Brotas. “O brotense, seja ele empreendedor do turismo ou não, sabe da importância da atividade turística para o nosso município.

É o que traz renda e gera impostos. Então, nada mais correto do ponto de vista do desenvolvimento do município e da qualidade de vida do brotense do que minimizar o impacto ao meio ambiente e recuperar o que está degradado. Por isso, o Plano Diretor do Turismo atualizado prevê a execução de três projetos com este objetivo”, acrescenta.

O primeiro projeto é referente ao tratamento e disponibilização de resíduos de forma que minimizem ao máximo o impacto ambiental. Para isso, estão previstas duas ações a cargo do Conselho Municipal do Turismo (Comtur) e Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema):

1) Identificar e definir processo eficaz de tratamento e disponibilização dos resíduos

2) Realizar campanhas de conscientização sobre o destino correto dos resíduos. O segundo projeto é de incentivo à realização e divulgação de boas práticas de sustentabilidade nos atrativos turísticos.

Caberá ao Comtur e ao Comdema identificar e divulgar boas práticas em áreas como reúso da água, tratamento dos resíduos sólidos, e consumo consciente.

Cachoeiras de Brotas (foto; Thieli Mendes)

O terceiro projeto prevê uma parceria entre Prefeitura, iniciativa privada e comunidade para tratar de forma articulada ações para um turismo sustentável. Para isso, Comtur, Comdema e Secretaria de Turismo devem lançar mão de cinco ações:

1) Articular projeto de mapeamento ambiental do território

2) Elaborar programa de educação ambiental

3) Articular elaboração de projeto para áreas degradadas

4) Realizar parcerias com grandes setores do agronegócio

5) Exigir fiscalização ambiental com orientação e multa, se necessário.

Os três projetos devem ser implementados no prazo de três anos. “São três compromissos ambiciosos, mas perfeitamente possíveis de serem cumpridos.

Temos a nosso favor o fato de o turismo de natureza, turismo rural, turismo de aventura e ecoturismo, que é o que temos em Brotas, serem consideradas as modalidades de turismo mais sustentáveis, pois se desenvolvem em harmonia com o local. Vamos, como sempre, trabalhar em parceria: poder público, iniciativa privada, entidades e população”, completa o secretário de Turismo de Brotas.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade