O BTG Pactual realizou a compra de 18 imóveis da Accor Invest Brasil, que incluem hotéis de alto padrão como o Fairmont e o antigo Ceasar Park, agora sob a bandeira Sofitel, ambos no Rio de Janeiro.
Conforme informações do mercado financeiro, a negociação, avaliada em R$ 1,7 bilhão, é considerada uma das maiores transações imobiliárias de 2024 no Brasil, abrangendo um total de 2,6 mil quartos, segundo informa o Pipeline.
Através do FIP Development Fund Warehouse Multiestratégia Investimento no Exterior, administrado pelo BTG, a aquisição fortalece o portfólio hoteleiro do banco, que agora passa a contar com quase 5 mil quartos em sua gestão. Entre os destaques da transação está o Sofitel de Ipanema, que está em fase de reformas e tem previsão de ser reinaugurado até 2026. “Estamos comprometidos em finalizar as obras do Sofitel e revitalizar sua importância no cenário hoteleiro do Rio de Janeiro”, afirmou uma fonte próxima à operação.
Veja também as mais lidas do DT
Além dos hotéis de luxo no Rio de Janeiro, o portfólio inclui empreendimentos voltados ao turismo corporativo em São Paulo, como o Pullman Guarulhos, Novotel Morumbi, além de hotéis com as bandeiras Ibis e Mercure. Mesmo com a venda dos imóveis, a Accor continuará responsável pela operação dos hotéis, mantendo suas marcas no mercado brasileiro.
Essa transação faz parte de uma estratégia da Accor de concentrar seus investimentos no mercado europeu, enquanto o BTG se consolida como a maior gestora hoteleira do Brasil. Segundo a Hotéis Rio, a ocupação média dos hotéis no Rio de Janeiro ficou em 71,11% em 2024, com São Paulo registrando uma taxa de 65% no turismo corporativo, o que destaca o potencial de crescimento do setor no país.