Búzios ou Armação de Búzios está entre os destinos turísticos do Brasil que mais se caracterizam pelo glamour e sofisticação de praias e alguns hotéis boutique.
por Bayard Do Coutto Boiteux*
A presença de Brigitte Bardot naquele local paradisiaco ajudou a consolidar a imagem institucional de um produto turístico de natureza. E hoje, ali aportam inúmeros cruzeiros que permitem uma percepção positiva na venda da cidade.
No entanto, coube a lugar-tenente da Ordem Equestre de Santo Sepulcro e juíza de paz, Isis Terezinha Cunha Penido ajudar a mudar a percepção do município da região dos Lagos com sua badalada rua das pedras, sem perder o charme de uma cidade interiorana. Devota de Nossa Senhora desatadora dos nós, Isis de uma família de tradição católica, resolve construir uma capela em Búzios onde tem uma casa de veraneio.
Inaugurada em 8 de dezembro de 2001, na praia de Geribá, é realização de um sonho. Com o apoio decisivo do padre Whyte trouxe uma nova vertente para Búzios, a do Turismo religioso. Sem se dar conta, a também Embaixadora do Turismo do RJ possibilitou uma diversificação da oferta turística, com mais de 2 milhões de visitas e várias graças alcançadas presentes no local através de agradecimentos e ofertas.
Veja também as mais lidas do DT
Sim, Isis e seu marido Paulo arcam com toda a construção da Capela e sua manutenção até hoje, convocando renomados artistas para sua decoração interna.
Tal devoção materializada numa linda Capela não poderia ser nunca esquecida e sua história contada. Assim, Isis resolve relatar os bastidores de um importante marco religioso em seu livro ”Desatadora de nós – História da construção da capela de Búzios”, pela Editora MM. Mineira de berço, a advogada nos leva para uma viagem pelo mundo da religiosidade e amor pelo próximo e respeito pela Santa Igreja e seus preceitos.
O Rio de Janeiro poderá conhecer brevemente a obra, no evento que ISIS preparou para lançar seu livro, num hotel de luxo, da zona sul, na última semana de agosto.
*Bayard Boiteux é escritor