Começaram em dezembro as obras de sinalização turística de Búzios (RJ). Segundo a prefeitura local, foram instaladas 14 placas das 40 previstas em pontos estratégicos da cidade, com a indicação de praias, bairros e hotéis – todas de acordo com os padrões de tamanho e altura do Departamento de Estradas e Rodagem. O investimento é de R$ 500 mil, dos quais 97,5% serão custeados por meio de repasse do Ministério do Turismo (MTur) e os 2,5% restantes pelo governo municipal.
Esta é a primeira etapa de um projeto que inclui, além da principal via de acesso à península, vias capilares dos bairros. “Búzios sempre foi carente de sinalização. E agora podemos contar com as placas definitivas que irão auxiliar os turistas e moradores”, disse o secretário de Turismo de Búzios, José Marcio Moreira dos Santos.
O projeto elaborado pela Secretaria Especial de Turismo do Rio é inspirado em cidades como Londres e Nova York, e utiliza um sistema de “Wayfinding”, um conjunto de informações que inclui elementos visuais, auditivos e táteis.
Veja também as mais lidas do DT
Em Brasília (DF), por sua vez, a sinalização turística contou com o repasse de R$ 2,7 milhões do MTur. Segundo a Secretaria de Turismo e Projetos Especiais do Distrito Federal, foram instaladas 1.224 placas de sinalização turística na capital. “Podemos dizer que Brasília está 100% sinalizada nos locais de interesse turístico", disse o secretário de turismo do distrito Federal, Luis Otávio Neves.
MVB