Casal de jornalistas viaja por todo o Brasil em 707 dias

Continua depois da publicidade

O casal d ejornalistas Carina Furlanetto e João Paulo Mileski cumpriram o desafio de percorrer todas as unidades federativas do Brasil.

Jornada foi realizada a bordo de um Renault Sandero 1.0, que também foi a “casa” da dupla ao longo da viagem

Neste domingo (9), ao pisar em Brasília, o casal de jornalistas Carina Furlanetto e João Paulo Mileski cumpriram o desafio de percorrer todas as unidades federativas do Brasil.

Veja também as mais lidas do DT

O objetivo foi alcançado após 64 mil quilômetros e 707 dias na estrada. “Foi simbólico encerrarmos aqui, na capital federal, após rodarmos pelo mais profundo do nosso país. Nos emocionamos muito ao chegar em Brasília porque dedicamos quase dois anos das nossas vidas a essa viagem”, conta João.

Toda a jornada foi cumprida a bordo de um Renault Sandero 1.0, que também foi a “casa” da dupla ao longo da viagem. Eles tiraram os bancos de trás e improvisaram uma cama no veículo. Além disso, instalaram uma bateria extra para que pudessem preparar as refeições em uma panela elétrica.

Foram mais de 500 noites no próprio veículo, estacionado em postos de combustíveis, praças, praias, beiras de rios, estacionamentos de hospital, de supermercados, pontos de apoio de pedágio, entre outros locais onde se sentiam seguros. “Essa foi a forma que encontramos para tornar possível uma viagem de tão longo prazo. Fizemos do carro nossa casa e ao longo do tempo, ao perceber que podemos viver com bem menos do que tínhamos, nos adaptamos bem a isso”, revela Carina.

O casal já havia realizado uma viagem parecida entre 2019 e 2020, quando rodaram por 10 países da América do Sul a bordo do mesmo veículo, que na época não tinha adaptação. “Apenas baixávamos os bancos e dormíamos ali mesmo, como se fosse um ônibus leito”, conta João. A viagem lá fora se transformou no livro “Crônicas na Bagagem: 421 dias na estrada – uma jornada de desprendimento pela América do Sul”.

Embora o objetivo da expedição pelo Brasil tenha sido cumprido, a jornada está longe de terminar, já que ainda há muita estrada pela frente até a volta para casa, em Bento Gonçalves (RS).

Embora o objetivo da expedição pelo Brasil tenha sido cumprido, a jornada está longe de terminar, já que ainda há muita estrada pela frente até a volta para casa, em Bento Gonçalves (RS). “Quando partimos da nossa cidade, deixamos uma parte da região Sul para a volta, considerando que inevitavelmente precisaríamos passar pela mesma região para retornar. Creio que ainda teremos uns três ou quatro meses de estrada pela frente até estarmos em casa novamente”, relata Carina.

Assim que voltarem para casa, eles pretendem escrever um novo livro, agora sobre tudo o que viveram na expedição pelo Brasil. “Quando nos perguntam o que achamos do Brasil, respondemos: de qual Brasil você está falando? Saímos de casa para conhecer um país e acabamos descobrindo vários Brasis. Foram dezenas de milhares de quilômetros por terra e tantos outros por barco, atravessando nossos principais rios. Esse país é gigante não apenas no tamanho, mas nas diferenças, e é isso que nos fascinou tanto. Esperamos conseguir transmitir ao mesmo um pouco de tudo o que sentimos e aprendemos em cada cantinho por onde passamos”, conta João.

Mais fotos, assim como diários escritos pelo casal ao longo da viagem, podem ser conferidos no Instagram.com/cronicasnabagagem ou Facebook.com/cronicasnabagagem.

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade