por Paulo Atzingen (do Chile)
Uma das várias opções de passeio em torno do Termas de Puyehue é o Centro de esqui Antillanca, localizado a 22 quilômetros do hotel e onde se chega em 40 minutos de automóvel. O caminho é rendilhado por uma exuberante flora, ulmo, canelo, coihue (denominações em espanhol), já que o centro integra-se ao Parque Nacional de Puyehue.
Para se chegar à estação de esqui, passamos por Águas Calientes, uma estação termal com um rio totalmente cristalino e gelado que corre ao lado de uma piscina com água por volta dos quarenta graus centígrados. Até o centro Antillanca encontramos várias lagoas (com extensão menor que as dos lagos), entre elas o El Espejo e o El Toro. Menores em extensão, mas enormes para contemplação.
No topo
À medida que íamos subindo a temperatura despencava e o verde do parque, próximo às lagoas, ia dando lugar à neve. O centro é muito bem estruturado com equipamentos tanto para esqui quanto para snowboard e dispõe de instrutores e aulas para principiantes na prática do esqui.
Veja também as mais lidas do DT
Centro funciona no Inverno e no Verão
O centro oferece mais de 400 hectares de área para esqui durante o inverno. No verão, a grande área possui atrativos naturais como crateras de vulcões, trilhas, lagos e uma das mais espetaculares vistas das montanhas andinas no Chile.
O centro tem conectividade com as cidades de Osorno, Puerto Varas, Frutillar e Valdivia no Chile, além de Villa la Angostura e Bariloche na Argentina.
Antillanca é o lugar ideal para pessoas que querem começar no esqui oferecendo um ambiente seguro, profissional e familiar.
O valor (não incluso no pacote do hotel) do equipamento completo de esqui (bota, bastão, esqui) sai por 32 mil pesos (cerca de 53 dólares por três horas).