Das agências com edição do DT
Pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo, aponta que quase 20% das mulheres brasileiras já viajaram ou desejam viajar sozinhas. O estudo mostra ainda, que o meio de transporte mais procurado por elas é o avião e os destinos prediletos são as praias da região nordeste.
De olho nos próximos feriados e na proximidade das festas de fim de ano, o agente de viagens João Gouveia, proprietário da Agência Podium Turismo, listou abaixo cinco dicas preciosas para as mulheres que pretendem viajar sozinhas:
Veja também as mais lidas do DT
1) Escolha bem o destino
Escolher o destino certo é essencial para uma viagem inesquecível. Pesquise bastante de acordo com seus sonhos, objetivos e necessidades. Se necessário, peça ajuda a um agente de viagem, pois há países com culturas e costumes muito específicos ou restritos e que o público feminino precisa de uma atenção especial. Além disso, vale optar por um destino cujo idioma seja de fácil compreensão para o turista.
2) Tenha uma cópia de todos os documentos necessários para a viagem
Prepare uma pasta com todas as cópias, comprovantes e documentos que você vai precisar. Passaporte, cópia da passagem, RG, voucher de reserva do hotel e CPF são documentos essenciais para viajar. Ter em mãos uma cópia deles, torna sua viagem mais segura.
3) Informe parentes e amigos próximos sobre a viagem
Você está viajando sozinha, então precisamos levar em consideração todas as possibilidades e por isso, vale manter ao menos os pais, os irmãos (se tiver) e a melhor amiga (o) informados sobre o seu destino, local de hospedagem, data de ida e de volta. Se for o caso, faça uma pasta de documentos para eles também. É mais por uma questão de segurança e prevenção.
4) Administre bem o dinheiro
Lembre-se que você está viajando sozinha, portanto planeje bem quanto vai precisar. Procure levar um pouco a mais e tenha dinheiro em papel com você sempre. Nem todos os lugares aceitam cartões e encontrar um banco 24h pode ser bem difícil. Em casos de viagens internacionais pode haver a necessidade de desbloquear os cartões no banco para usá-lo na viagem ou fazer um cartão pré-pago, cujo carregamento é feito no país de origem ou via internet.
5) Hospede-se em um lugar seguro e bem avaliado
Antes de escolher a hospedagem pesquise sobre as melhores opções disponíveis no local de destino, se elas atendem às suas necessidades e cabem no seu orçamento. Para quem viaja sozinho, optar por um hostel pode ser uma ótima opção, pois além de barato, esse tipo de hospedagem dispõe de quartos compartilhados e possibilita conhecer pessoas de culturas diferentes.