Um grupo formado por mais de 100 empresários, empreendedores, jornalistas e influenciadores convidados pela Gerando Falcões viajaram em um voo da LATAM Airlines Brasil, na manhã do último sábado (19), de São Paulo até a favela Marte, uma comunidade urbana em São José do Rio Preto (SP) que é a primeira no País a receber a ação Favela 3D (Digna Digital e Desenvolvida), que tem como objetivo promover uma transformação sistêmica que vai além da estética.
EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências
A viagem, denominada Missão Marte, faz uma alusão à corrida espacial, protagonizada por Elon Musk, Jeff Bezos e Richard Branson, que disputam a dianteira na colonização do “planeta vermelho”.
Veja também as mais lidas do DT
Às 9h50, no Aeroporto de Congonhas, os convidados foram imergidos em uma ambientação que simulou uma missão especial, sendo recepcionados por um astronauta, que deu as boas-vindas à aeronave Airbus A320. Após o embarque, todos os convidados foram surpreendidos com um kit especial: um cartão de embarque comemorativo personalizado, uma insígnia da Missão Marte, e os produtos sociais da Gerando Falcões desenvolvidos em parceria com a Nestlé e a Havaianas. Durante a viagem, os convidados ouviram os discursos de Edu Lyra, CEO da Gerando Falcões, e da chefe de cabine do voo, Angela Lima. Ao chegarem no destino às 10h55, foram ao Instituto As Valquírias, para acompanhar uma apresentação da ação com Edu Lyra, do Gerando Falcões, e Amanda Oliveira, do Instituto As Valquírias, e depois foram conhecer a ação Favela 3D de perto, em um tour pela Favela Marte.
A Favela Marte é hoje um laboratório de prototipagem de soluções de combate à pobreza, que vai influenciar o Brasil na construção de soluções reais para territórios vulneráveis. Essa construção está sendo conduzida pela Gerando Falcões com a prefeitura, o governo do Estado, o Instituto As Valquírias e, sobretudo, com a população local, que possui cerca de 250 famílias. As intervenções têm prazo previsto estimado em 3 anos para serem implementadas por completo.
Ao longo de todo o dia, os participantes puderam saber um pouco mais sobre o Instituto Valquírias World, fundado por Amanda Oliveira, CEO da entidade, e visitaram a favela para conhecerem e entenderem o que o projeto prevê de mudanças para o local, e assistiram a apresentações dos jovens atendidos pela ONG. “Ao receber esses empresários aqui, apresentamos o que há de real, tanto do ponto de vista da desigualdade, quanto no âmbito das possibilidades daquilo que pode ser feito em comunidades de todo o país”, explica Amanda.
“Apresentamos na prática o quão efetivo é o nosso trabalho. Interromper o ciclo de pobreza que se perpetua há anos no nosso País é uma missão ousada, mas que pode ser alcançada derrubando muros e construindo pontes, unindo sociedade civil, empresários e poder público”, explica Edu Lyra, CEO da Gerando Falcões.
“O papel da LATAM Brasil neste contexto, é ser parte da solução com o que tem a oferecer: nossas aeronaves e malha aérea. Assim, podemos ligar os personagens necessários para um projeto de grande importância na transformação de realidades brasileiras”, disse Aline Mafra, gerente de Estratégia Comercial da LATAM Brasil.
A Missão Marte também contou com o apoio de parceiros como Havaianas, Nestlé, Expresso Itamarati, Mar & Rio Pescados, Molecaggio Pizzas, Conebel e Comunic Comunicação Corporativa.
A Missão Marte também contou com o apoio de parceiros como Havaianas, Nestlé, Expresso Itamarati, Mar & Rio Pescados, Molecaggio Pizzas, Conebel e Comunic Comunicação Corporativa.
Favela 3D
O Favela 3D (Digna, Digital e Desenvolvida) é um projeto único, inovador e revolucionário que está reestruturando as favelas para promover uma transformação completa, focada na melhoria da qualidade de vida de seus moradores. O projeto tem como foco os seguintes pilares: moradia digna, acesso à saúde, direito à educação, cidadania e cultura de paz, primeira infância, autonomia da mulher, geração de renda e cultura, esporte e lazer.
Para a implementação do projeto, a Gerando Falcões está unindo poder público, comunidade local, setor privado, universidades e organizações do terceiro setor para interromper o ciclo de pobreza na favela.
Este ano já foram firmadas parcerias para a implementação do projeto em mais três favelas, graças a parcerias das prefeituras e dos respectivos governos estaduais, que entenderam e principalmente apoiam a importância do projeto. Em junho do ano passado, foi assinado termo de cooperação com a prefeitura de Maceió para início do projeto na comunidade Vergel do Lago, em Maceió. No local, aliás, foi inaugurado após 3 meses um Centro de Referência do Favela 3D.
Já em julho de 2021, foi fechado um protocolo de intenções com o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), para implementar o projeto no Morro da Providência, favela mais antiga do Brasil.
Recentemente, o projeto também foi iniciado da favela Boca do Sapo, localizada em Ferraz de Vasconcelos, na Zona Leste de São Paulo. O local, em uma eleição com moradores, foi rebatizado de Favela dos Sonhos em fevereiro deste ano.