Ferdinando Lucena, presidente da PBTUR, tem como meta para 2024 a ampliação da procura pelo estado fora da alta temporada
Por Bruno Almeida, para o DIÁRIO (com edição)*
Prestes a completar um ano como responsável pela promoção turística da Paraíba, Ferdinando Lucena celebra as conquistas alcançadas como presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTUR). Para Lucena, que já possuía ampla carreira relacionada à gestão pública do turismo antes de assumir o cargo atual, a conclusão desse primeiro ano é marcada pela “consolidação da Paraíba na prateleira comercial do turismo brasileiro.”
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Ampliar visibilidade da Paraíba
Ao DT, ele afirma ter chegado ao posto em um “momento muito importante para o desenvolvimento do turismo na Paraíba”. “Era um período para pensar numa continuidade administrativa e o meu papel foi exatamente o de garantir o legado que tinha sido construído até então e ampliar ainda mais a visibilidade da Paraíba como destino”, destaca. Localizado na central da região Nordeste, o que Lucena vê como uma vantagem estratégica para desenvolver projetos turísticos, o estado da Paraíba é associado a atrativos turísticos culturais, históricos e ambientais. “A Paraíba é um destino brasileiro que possui características extremamente importantes no artesanato, na hospitalidade do povo, na gastronomia”, diz Lucena.
“Por isso, o futuro para 2024 é promissor. Nesse primeiro ano, nós conseguimos avançar, ampliar e fortalecer a competitividade do turismo da Paraíba no Brasil. E ampliar o fluxo de turistas ao longo do ano de 2023. Foi um ano de transformação, com mais investimentos e mais participação da Paraíba nos eventos nacionais e internacionais. Também estivemos nas feiras comerciais de turismo do Brasil e do exterior. Tivemos aumento de orçamento, ampliação de malha aérea e lançamento de novos produtos turísticos, como o Paraíbe-se”, reflete o gestor. O Paraíbe-se, citado por Lucena, trata-se de um roteiro turístico elaborado pelo Governo do Estado em parceria com algumas das maiores operadoras de turismo do Brasil.
Ocupação linear
Outro aspecto que indica que a Paraíba deve manter o destaque entre os estados nordestinos é a ocupação média linear alcançada pela rede hoteleira em 2023 – e que Lucena projeta índice parecido para este ano. Ele conta que 2023 terminou com ocupação médica anual de 72%, marcador considerado alto, ainda mais para um estado possui uma demanda muito mais alta durante o verão, em comparação com outros períodos.
“O papel da população paraibana é fundamental, principalmente no processo de receber bem. O povo paraibano é extremamente hospitaleiro e percebeu a importância do turista. Ou seja, seja para lazer, seja para negócios e eventos, o nosso estado está completamente preparado para receber ainda mais turistas ao longo de 2024”, pontua.
No verão de 2024, a Paraíba já colhe os frutos dos investimentos feitos no ano passado.
“O crescimento do orçamento do turismo foi colocado pelo governador João Azevêdo (PSB-PB) como protagonista desse processo de desenvolvimento econômico social e turístico aqui no estado. Com todos os investimentos e ações de promoção feitos em 2023, nós conseguimos ter uma temporada de verão histórica, a melhor de todos os tempos aqui na Paraíba. Tivemos a chegada de 600 mil turistas até agora o período do carnaval. Isso principalmente na região litorânea”, relata o presidente da PBTUR.
Iniciativa privada
Para Lucena, 2024 deve manter o bom índice de visitação na Paraíba. Ele comemora, em especial, os novos assentos que as companhias aéreas disponibilizaram para os destinos aqui na Paraíba. “Nós tivemos um acréscimo de 30% de assentos em relação a 2022, isso com apenas uma companhia aérea, a Azul Viagens”.
Neste contexto, Lucena também classifica a participação da iniciativa privada como fundamental para o sucesso do turismo este ano. Com parcerias importantes, não só com companhias aéreas, mas também com as operadoras de turismo brasileiras e estrangeiras, ele vê a iniciativa privada como propulsora de investimentos e diversificação de atrações turísticas. “Nós já lançamos o polo turístico Cabo Branco [famosa praia de João Pessoa, capital do estado], que está recebendo investimentos importantes. O maior desafio, a minha maior meta é minimizar a baixa demanda fora da alta temporada. Quando um gestor público consegue administrar políticas dentro de um destino turístico para garantir o fluxo de turistas o ano inteiro, é o sonho de consumo”, conclui.
*Bruno Almeida é jornalista