Durante sete dias serão apresentados espetáculos que misturam circo com dança, teatro e música, todos com uma dramaturgia original
Agências com Edição do DIÁRIO
Começou em Campinas nesta segunda feira (1º) o I Festival Transversal dedicado à cultura e arte circense. Criado pelas companhias Suno e ParaladosanjoS, ambas sediadas em Barão Geraldo, o festival surgiu da necessidade de expandir as fronteiras e as estratégias de criação, nas quais o circo e seus desdobramentos revelam-se elementos disparadores de processos artísticos inovadores. “Buscamos convidar para esse festival companhias que incluem em seu trabalho uma dramaturgia autoral que tenha como característica o cotidiano, e não referências do circo tradicional ou circo teatro para a cena circense”, diz Helena Figueira, fundadora da Cia Suno e uma das responsáveis pela curadoria desse festival.
Durante sete dias serão apresentados espetáculos que misturam circo com dança, teatro e música, todos com uma dramaturgia original, desenvolvida através de uma intensa pesquisa, sempre permeando a cena circense. O objetivo é mostrar ao público os vários caminhos que levam ao circo como cena, independente da estética utilizada.
Veja também as mais lidas do DT
O 1º Festival Transversal contará com atrações do Uruguai, Argentina, Alagoas, Rio de Janeiro, São Paulo e grupos locais.
Endereços que acontecem as apresentações:
Centro Cultural Casarão do Barão
Rua Maria Sampaio Reginato, s/n – Terras do Barão Km 15, Campinas
Praça do Coco
Rua José Martins, 738 – Barão Geraldo, Campinas
FEF Unicamp
Avenida Érico Veríssimo, 701 – Geraldo, Campinas