A massa produtiva que faz a roda girar no campo da hotelaria marcou presença na abertura do Encontro Catarinense de Hoteleiros e Feira Exprotel (Encatho Exprotel) na noite fria desta terça-feira (13), em Florianópolis.
por Paulo Atzingen (de Florianópolis)*
Embora a figura de hoteleiros, fornecedores, e profissionais que labutam na área não fosse tão numerosa quanto a de estudantes, representantes de secretarias, assessores de personalidades públicas que integravam a platéia é preciso reconhecer a força que a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina (ABIH-SC) possui ao realizar sua 32º Encatho e Exprotel.
Nomear as principais autoridades públicas e privadas torna-se relevante para apresentar a importância do evento catarinense que tem como objetivo o fomento, o incentivo a produção de mais lenha e carvão para essa grande locomotiva chamada hotelaria.
Veja também as mais lidas do DT
Marcaram presença, o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antonio, a vice-governadora de Santa Catarina, Daniela Reinehr, o prefeito de Florianópolis Gean Loureiro, o presidente da Fecomercio, Bruno Breithaupt, o presidente da Embratur Gilson Machado Neto entre outras autoridades, que subiram ao palco que era estrelado pelos presidentes da associação estadual, Osmar José Vaillatti e pelo presidente da associação nacional, Manoel Linhares.
Diminuir distância
O que se sobressaiu na abertura deste evento em Florianópolis foi a tentativa de diminuir a distância que existe entre a esfera política – com seus projetos, planos e apontamentos para algo concreto no presente que é a geração de emprego e renda para a população, já que é na cidade onde estão as pessoas, onde estão as empresas, onde estão os bens e serviços, onde estão os hotéis. E isto ficou claro na fala do prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro.
“O setor econômico de turismo por muitos anos discutiu com o setor de tecnologia o que seria mais importante para o município e se concluiu que era o tributo. Nós aqui ministro, temos uma diferença, pois trabalhamos de uma maneira totalmente integrada e o município sedia 60 eventos só no mês de agosto que é considerado um mês ruim para a hotelaria. Somos sim, a Vale do Silício brasileiro, somos sim, uma referência brasileira para todo o nosso país, um exemplo de economia criativa e inclusiva”, afirmou.
Entre os discursos dos políticos e autoridades, o Ministério do Turismo apresentou seu plano de credito a pequenos e médios empresas denominado Investe Turismo, em parceira com o Sebrae.
Gerar emprego e novo cenário
O ministro Marcelo Alvares Antonio em sua fala, além de mais uma vez reforçar a singularidade do o governo do presidente Jair Bolsonaro e o time de 22 ministros que trabalham de forma integrada para a retomada da economia do país também falou do Investe Turismo e seus objetivos:
O investe turismo é um programa que vem exatamente para concentrar os recursos do turismo de forma mais inteligente. “Os recursos eram pulverizados, agora não, temos um plano com rotas, que visa promover a qualificação profissional, visa fazer estudos de viabilidade de investimentos, de médio e pequeno porte, isso vai gerar lá na ponta o emprego, que é devolver dignidade à população que está desempregada”, falou.
O ministro acrescentou que o Investe Turismo é m programa com 30 rotas turísticas estratégicas no Brasil, que englobam 158 municípios das 27 unidades da Federação, o programa conta com um investimento inicial de R$ 200 milhões.
Encatho
No 32º Encontro Catarinense de Hoteleiros – Encatho e 30ª Feira de Produtos e Serviços para Hotéis – Exprotel. serão realizadas mais de 30 palestras, diversas reuniões estaduais e nacionais do trade turístico, Simpósio de Governança, Seminário de Desenvolvimento Turístico, além de ter um espaço específico para negócios, unindo fornecedores e compradores.
O diretor-presidente da ABIH-SC Osmar José Vailatti afirma que “O turista escolhe onde se hospedar atraído pelas diversas opções de um destino. Não basta nos preocuparmos apenas com a gestão dos meios de hospedagem é preciso estar atento a todo ecossistema. Quanto mais desenvolvermos os destinos e seus empreendimentos, mais atraímos turistas e aumentamos também a ocupação”, afirmou Vailatti.
Simbolismo
Para simbolizar a conectividade entre governo federal e estadual e a harmonia em seus objetivos, ao final o Ministério do Turismo fez a entrega de um repasse de 15,6 milhões destinados à aquisição de equipamentos para o Centro de Eventos do Balneário de Camboriú.
Serviço:
ENCATHO & EXPROTEL
13 a 15 de agosto
CentroSul – Florianópolis
Entrada Gratuita
Informações: www.encatho.com.br | 3222-8492
ABIH-SC
________________
*O jornalista viajou a convite da organização do evento