Com a força da Tríplice Fronteira, o 19° Festival das Cataratas foi aberto nesta quarta-feira (5), no Centro de Eventos do Recanto das Cataratas, em Foz do Iguaçu.
A expectativa é receber 9 mil pessoas, sendo quase 4 mil agentes de viagens, 1,3 mil marcas, cerca de 200 estandes em 7 mil metros quadrados. Esses são os números estimados da edição de 2024 do icônico Festival das Cataratas.
Equipe DT de Foz do Iguaçu
Veja também as mais lidas do DT
Confira os depoimentos do Festival das Cataratas
Paulo Angeli: “Chorar de Alegria”
“Não tenho palavras para descrever as belezas que temos aqui no nosso quintal. Lembro de uma ocasião, 5º ou 6° festival, que levei agentes de viagens para ver as Cataratas. Encontrei uma moça chorando e ao tentar ajudá-la, ela me revelou que chorava por tanta beleza”.
“Queremos que vocês façam negócios, mas a nossa maior intenção é encantá-los. Queremos também que vocês chorem, mas chorem de alegria”.
Deputado Estadual Denian Couto
“Toda vez que o poder público, os agentes, os trabalhadores do Turismo se reúnem em um mesmo propósito as coisas dão certo, como este Festival. Parabéns ao Paulo. As palmas são dele”.
César Landy Torres
Governador do Alto Paraná, Paraguai
“Turismo deve ser uma fonte de integração. Nós no Paraguai ainda somos uma criança. Queremos plantar a semente da experiência de vocês em nosso Paraguai para a geração de emprego e renda. Parabéns Foz, Paraná, e Brasil”.
Angie Melillo
Ministra do Turismo do Paraguai
“O Mercosul vive em função do turismo e ajuda o desenvolvimento da região trinacional. Devemos nos mostrar ao mundo como uma região e não competir entre nós. Um exemplo foi nossa união com a Usina Itaipu”
Enio Verri
Diretor geral da Itaipu Binacional
“Somos sócios do Paraguai com a Itaipu Binacional. Com a minha chegada, criamos uma gerência de turismo na Itaipu Binacional, o que não havia antes. Criaremos um grande espaço do turismo. Há muita coisa para ser feita. Com o aumento geral da renda e o crescimento dos índices de emprego, o turismo bombará ainda mais”.
Marcio Nunes
Secretário de Turismo do Paraná
“Mágica é o crescimento do PIB, geração de emprego, renda e melhoria de vida das pessoas. Mais de 10 mil novos empregos foram gerados em 2023 na cadeia do turismo do Paraná. Isto resume a importância desse setor. O milagre acontece com a geração de empregos e trabalho”.
Chico Brasileiro
Prefeito de Foz do Iguaçu
“O turismo entrou na agenda das políticas públicas. Tanto que a maioria dos municípios do Brasil e do Paraná estão alinhados com esse setor. Posso dizer que o pais hoje é respeitado internacionalmente. E este Festival representa esse alinhamento. Ótima feira para todos”.
Celso Sabino
Ministro do Turismo
“Estamos trabalhando fortemente para colocar o Brasil e o Paraná no seu devido lugar, já que temos uma economia do turismo represado”.
“Sustentabilidade é a palavra. Em função das mudanças climáticas. De nada adianta salvarmos o planeta se o nosso povo continuar pobre. Hj se fala em ecoturismo sustentável. É preciso gerar riqueza para as pessoas que estão dentro da biodiversidade”.