A tecnologia impacta positivamente o mercado de turismo e transforma o mundo virtual em real.
Com a pandemia saindo de um estado crítico, o turismo volta a ganhar força. O que se percebe é que os recursos digitais agora possuem mais força.
A tecnologia impacta positivamente o mercado de turismo, pois traz ganhos para os viajantes e quem trabalha nesse ramo. Ela é usada desde o planejamento da viagem até o retorno, está presente em todas as etapas.
Sem que os avanços tecnológicos acontecessem, talvez não fosse possível uma recuperação tão rápida como se tem previsto.
Como a tecnologia impacta positivamente o mercado de turismo
Veja também as mais lidas do DT
Quando se pensa em tecnologia para o turismo, não se imagina todas as possibilidades existentes. Elas são amplas e não param de surgir novas ferramentas.
Alguns dos recursos usados em outros setores e criados inicialmente para outras finalidades, ganham espaço no setor turístico. Veja alguns deles.
Experiências virtuais
Muito se reproduz do mundo real no virtual. Um exemplo são os jogos virtuais de cassino.
Eles têm atraído muitos jogadores que querem fazer suas apostas e nem sempre podem estar presentes em um cassino físico. Para atrair jogadores, acabam oferecendo código bônus bet365 brasil e outras vantagens que permitem benefícios exclusivos. Tais ações têm funcionado e fazendo repensar as regras de cassinos no Brasil.
Já se busca a legalização de casas de apostas com a pretensão de que isso atraia viajantes, criará empregos e arrecadação de impostos.
A realidade virtual também ajuda nesse ponto. É possível simular uma visita a um local, se sentir dentro dele e depois querer visitar pessoalmente.
As experiências virtuais são atrativas e até mesmo prévias para uma pessoa saber se tem interesse e o que encontrará no destino.
Essa é uma boa ferramenta de marketing a ser usada e que traz grandes resultados.
Identificadores biométricos
Fazer check in, check out ou entrar em um quarto de hotel não requer mais um documento impresso ou chave. A leitura biométrica tem sido usada para facilitar muito processos e facilitar a vida das empresas e usuários. Nesse ponto, a tecnologia impacta positivamente o mercado de turismo por proporcionar agilidade.
Um viajante pode fazer seu check in em um voo pela internet ou com a leitura de sua digital de forma rápida sem que nem precise falar com um atendente. No hotel entra e sai do quarto sem ter o risco de esquecer a chave.
Para quem usa existe segurança, afinal, somente ele poderá ter acesso aos recursos. Para as empresas essa á uma facilidade. Reduz custos com mão de obra e torna a experiência do cliente mais agradável, afinal, os processos são mais rápidos.
A internet
A internet é muito conhecida. Com ela é possível pesquisar sobre lugares, buscar acomodações, passagens e outras informações. Ela acaba sendo uma referência para quem deseja viajar.
Um ponto que tem chamado bastante a atenção é a avaliação de usuários. Essa tem sido uma base de pesquisa amplamente utilizada por futuros viajantes. Eles conseguem informações valiosas sobre os lugares que pretendem viajar.
A comodidade é outra grande aliada, é possível resolver todo um roteiro turístico com apenas alguns cliques e, para as empresas, essa é uma maneira eficiente de chegar a clientes de qualquer lugar do mundo. É possível ampliar as vendas, fazer divulgações e conhecer melhor o público.
Big data
Conhecer as preferências dos viajantes e fazer ofertas personalizadas é uma das possibilidades do big data.
Ele reúne uma grande quantidade de informações valiosas que permite ofertar roteiros personalizados e atrações que realmente interessam ao viajante. Com essa tecnologia se disponibiliza roteiros únicos e personalizados.
O consumidor tem acesso a informações que realmente sejam relevantes para ele e se encaixem no que ele busca. Tudo isso feito de forma automática sem que seja necessário o empresário intervir.
As empresas de turismo conseguem se comunicar com as pessoas certas e com isso aumentam seu potencial de vendas.
O big data também é usado para a análise do negócio. Ele cruza diferentes informações e traz análises que não eram realizadas ou tinham seu potencial negligenciado.
A tecnologia impacta positivamente o mercado de turismo, pois muda a forma como o relacionamento acontece. Ele passa a ser mais preciso e apresenta possibilidades não antes pensadas. Essa é uma tendência que veio para ficar e deve ganhar novos recursos em pouco tempo, misturando o mundo virtual com o real cada vez mais.