Como foi o encontro da ministra do Turismo com o trade paulista

Continua depois da publicidade

A convite do São Paulo Convention & Visitors Bureau (SPCVB), a ministra do Turismo Daniela Carneiro apresentou plano para 100 dias de trabalho

 POR ZAQUEU RODRIGUES | Colaboração Especial


Desde que assumiu o ministério do Turismo, em janeiro deste ano, Daniela Carneiro vem se familiarizando o mercado e seus atores. Nesta terça-feira, 14 de fevereiro, a ministra se reuniu com o trade paulista no Sheraton São Paulo WTC Hotel, na zona sul da capital. Daniela disse que já está apaixonada pelo turismo e que assumiu a pasta com o desejo de permanecer quatro anos e de deixar um legado”.

Veja também as mais lidas do DT

A ministra do Turismo foi recebida em São Paulo pelo presidente da Unedestinos Toni Sando, o secretário estadual de Turismo e Viagens de São Paulo, Roberto Lucena; o secretário Municipal de Turismo de São Paulo, Rodolfo Marinho; o diretor executivo do FOHB, Orlando de Souza; o presidente do SPCVB e diretor geral do Sheraton São Paulo WTC Hotel, Fernando Guinato, autoridades e lideranças do trade.

A ministra disse que a escuta ativa tem sido importante para ela neste momento de apresentação ao mercado de turismo. “Estou à disposição para que a gente possa fortalecer o turismo do Brasil e, em especial, o turismo de São Paulo”, disse a ministra, que esteve acompanhada por parte da equipe do MTur: o secretário executivo Wallace Nunes; o secretário de Sustentabilidade, Desenvolvimento e Infraestrutura do MTur, Carlos Henrique Sobral; e a chefe de Gabinete, Débora Barbosa.

A equipe do MTur afirmou que São Paulo é uma referência nacional em capacitação profissional e anunciou o estudo para a criação de microcrédito via Fungetur aos pequenos empreendedores do turismo no formato MEI e para profissionais que a atuam na modalidade Pessoa Física.

A ministra contou que os primeiros 43 dias de trabalho estão sendo desafiadores e se diz grata pela oportunidade. “Em tão pouco tempo eu já me apaixonei pelo turismo. Não sou turismóloga. Fui deputada Federal eleita pelo meu Rio de Janeiro e estou muito feliz pelo presidente Lula ter me presenteado com a gestão do ministério do Turismo. Os momentos que tenho vivido têm sido muito intensos e de grande aprendizado”.

Ela afirmou ao trade paulista que o ministério do Turismo poderá contribuir muito com o fortalecimento do setor. “E, claro, com todos vocês. Hoje estamos aqui para estreitar a nossa parceria. O primeiro dos 5 eixos do meu plano de 100 dias é justamente o diálogo. É através do diálogo que podemos resolver os gargalos”, disse a ministra.

De acordo Daniela, o mercado vivencia um período de grandes expectativas. “Estamos a poucos dias do Carnaval, que é uma festa muito forte em nosso país. Eu tenho a certeza de que São Paulo já está estruturada e esperando os foliões. A festa vai fomentar muito a economia do país. Estive visitando Salvador e pude observar de perto a organização do Carnaval. Também estive em Recife e Rio de Janeiro. E hoje estou aqui para a gente se conhecer e estreitar a parceria”.

ministra do Turismo
“Estou à disposição para que a gente possa fortalecer o turismo do Brasil e, em especial, o turismo de São Paulo”, disse a ministra (Crédito: Zaqueu Rodeigues)

5 Eixos, 100 dias

Em sua apresentação, Daniela Carneiro abordou os cinco eixos que fundamentam a sua atuação nos primeiros 100 dias à frente do ministério do Turismo. O primeiro, como ela antecipou, é o diálogo.

O segundo eixo é intitulado Sustentabilidade e Mudanças Climáticas; o terceiro é o Carnaval; o quarto é a Estruturação de Destinos e o quinto é sobre as Passagens Aéreas.

Sobre a infraestrutura, Daniela contou que o ministério identificou quase 600 obras paradas. “Estamos em força-tarefa, em contato com a Caixa Econômica e outros ministérios, para a retomada dessas obras”.

A redução nos preços das passagens aéreas é uma das principais pautas abraçadas pela ministra do Turismo, que disse estudar a criação de um grupo de trabalho para analisar e “sanar a questão”.

A ministra afirmou que “o preço da passagem aérea está realmente muito alto” e destacou a necessidade de um estudo depurado do cenário. “A gente não pode só falar que é o preço do querosene. Precisamos entender questões como competitividade e poucas companhias aéreas no país”, defendeu.

Daniela Carneiro disse que o governo Lula é baseado no diálogo e que pretende trabalhar em parceria com a Embratur e o trade turístico. “As portas do MTur estão abertas. Eu quero fazer a diferença. Vamos desenvolver o turismo com acessibilidade e inclusão de verdade”.

Nesses primeiros dias na função, a ministra do Turismo anunciou o retorno do Conselho Nacional de Turismo, a retomada da Marca Brasil e atualização do projeto Aquarela para a promoção do turismo brasileiro.

A conectividade nos destinos brasileiros também é outro ponto a ser trabalho nesta gestão, anunciou ela.

Durante o encontro, Toni Sando apresentou à ministra as sugestões do SPCVB para o desenvolvimento do setor, como o retorno do Conselho Nacional de Turismo, a criação de um Sistema de Informações estratégicas compartilhado, programas da capacitação Embaixadores do Brasil e a expansão da conectividade entre regiões turísticas.

O diretor executivo do FOHB, Orlando de Souza, disse à ministra do Turismo Daniela Carneiro que a hotelaria brasileira está muito bem prepara para receber mais turistas e lembrou que o desenvolvimento do turismo passa pelo investimento em infraestrutura.

Secretário Municipal de Turismo de São Paulo, Rodolfo Marinho agradeceu a presença da ministra do Turismo e lhe desejou uma excelente gestão. “Tenho certeza de que fará um governo brilhante tendo em vista o corpo técnico montado. A cidade de São Paulo está comprometida com o turismo”.

“As portas do MTur estão abertas. Eu quero fazer a diferença”, afirmou Daniela (Crédito: Zaqueu Rodrigues)

Roberto Lucena, secretário estadual de Viagens e Turismo do estado de São Paulo, parabenizou a ministra Daniela Carneiro e disse que São Paulo está de braços abertos. “Como deputado e a ver a senhora como parlamentar combativa e eficiente. Não dúvidas que também deixará a sua marca no turismo. Estamos à inteiração disposição da senhora e do ministério do Turismo”.

O presidente do SPCVB e diretor geral do Sheraton São Paulo WTC Hotel, Fernando Guinato, afirmou que o trade estava com saudade de um relacionamento mais estreito com o MTur. “Não temos dúvidas de que estamos vivendo tempos melhores para o turismo. Nos sentimos honrados com sua visita, ministra. Considere São Paulo a sua casa”.

LEIA TAMBÉM:

Marcelo Freixo apresenta ao trade paulista as novas diretrizes da Embratur

Ministra do Turismo ouve reivindicações de lideranças da Bahia

 

Publicidade

1 COMENTÁRIO

  1. Espero que a Ministra desengavete o processo que institui o conselho profissional dos Turismólogos que está engavetado no TCU.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade