Como são os novos viajantes digitais?

Continua depois da publicidade

Graças à internet, hoje os consumidores querem ter acesso instantâneo a todo tipo de informação. Com mais conhecimento, sentem-se mais seguros mas, para que isso aconteça, os dados devem ser úteis e relevantes.

Para os novos viajantes digitais, a experiência de viajar sozinho já é valiosa por si só e também porque agrega um novo conteúdo para compartilhar nas redes sociais. Segundo números da Amadeus, um exemplo disso é que 70% dos usuários atualizam seu status no Facebook enquanto estão de férias.

Além disso, durante os dias de descanso, 76% dos pesquisados postam alguma foto dos lugares que visitam em uma ou mais redes sociais, ao passo que 46% fazem o mesmo com os restaurantes e atrações que visitam durante sua estadia.

Veja também as mais lidas do DT

A telefonia móvel e a disponibilidade de redes wi-fi cumprem um papel fundamental nessa nova tendência. Por serem portáteis, os smartphones permitem que as pessoas interajam constantemente na etapa prévia e também durante a viagem. Estima-se que 30% dos usuários encontraram hotel utilizando redes móveis e 29% recorreram a elas para encontrar ofertas de voos de último minuto. Outros 15% baixaram aplicativos específicos para planejar suas férias.

Não só isso, 50% das companhias relacionadas à indústria de viagens – hotéis, aluguel de carros, tours – garantem que seus clientes fizeram as reservas via sites e as opiniões de outros usuários sobre os serviços ou destinos de viagens fizeram com que 52% mudassem seus planos originais.

Tendo em conta os resultados anteriores, as empresas tiveram que se adaptar às necessidades dos clientes e contar com recursos que entregam resultados online instantâneos. Para a etapa de inspiração, quando o cliente muitas vezes não tem claro aonde quer ir, mas sabe quanto pode gastar, existem novas ferramentas de busca de viagens que permitem atrair, inspirar e comprometer os viajantes oferecendo em seu site uma experiência de busca única, com ideias interessantes de viagens.

Estas ferramentas indicam a melhor época para viajar e os melhores preços de passagens aéreas a vários destinos do mundo durante o ano. Para o pós-venda, também existem soluções móveis que contêm o plano de viagem do usuário e um alerta com as mudanças que eventualmente possam acontecer, por exemplo se o horário do voo mudou.

Com todas as oportunidades que as ferramentas disponíveis no mercado oferecem, atualmente, a tecnologia é uma aliada-chave para as agências de viagens online. O acesso adequado a ela garante que o serviço final ao cliente possa ser mais personalizado e diferenciado, características ideais para o desafio atual.

* Mario Ponticelli é diretor e country manager da Amadeus Brasil, provedora de soluções tecnológicas para a indústria global de turismo e viagens

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade