Congonhas pode voltar a receber voos internacionais

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A matéria publicada nesta segunda-feira (25) na Folha de São Paulo e assinada pelo colega Fábio Pescarini informa que Congonhas pode voltar a operar voos internacionais após sua revitalização.

Segundo Pescarini, a informação foi dada nesta segunda-feira (25) pelo espanhol Santiago Yus, diretor-presidente da Aena no Brasil, durante apresentação dos projetos da concessionária que vai assumir a gestão do aeroporto por 30 anos, a partir do próximo dia 17 de outubro.

Entre os anúncios está o deslocamento da pista de táxi, para adequar Congonhas a normas internacionais. Para isso, será preciso a construção de um novo terminal.

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Também está previsto o aumento de 12 para no mínimo 20 pontes de embarque. A concessionária ainda estuda como será a reformulação, mas terá de entregar as obras até junho de 2028.

“Pelo projeto, poderemos ter uma área reversível para o caso de alguma companhia aérea estar interessada em operar aviação internacional”, afirmou o executivo, em entrevista coletiva.

Hoje não há voos para fora do país que partem de Congonhas ou que cheguem ao aeroporto paulistano.

Segundo dados da Infraero, estatal que atualmente administra o aeroporto, entre janeiro e agosto deste ano, foram cerca de 153,5 mil pousos e decolagens no aeroporto, mas nenhum deles vindo de outro país ou partindo para o exterior. O número é 22% superior aos 125 mil movimentos registrados no mesmo período de 2022.
Vídeo relacionado: Congonhas deve ganhar novo terminal de passageiros (Dailymotion)

Neste ano, até agosto, passaram cerca de 14,3 milhões de passageiros pelo aeroporto de Congonhas.

Para Yus, a operação de voos internacionais a partir de Congonhas será uma decisão de mercado. “Quem vai definir não somos nós, mas as companhias aéreas com suas estratégias”, afirmou.

Os voos a partir de Congonhas serão para países próximos, em rotas de 4 ou 5 horas.

“Por causa do comprimento da pista [1.940 metros], aqui não pode chegar um 787 [modelo da Boeing de grande porte] ou aviões que cruzam o Atlântico”, disse o diretor-presidente, que várias vezes chamou Congonhas do aeroporto “dos brasileiros”.

Na entrevista, Yus citou a possibilidade de se criar uma ponte aérea entre São Paulo e Buenos Aires, ou para Santiago, no Chile. “A estrutura poderá estar pronta para aviação internacional voar na região da América Latina.”

No ano passado, foi concluída a infraestrutura para permitir a operação internacional da aviação geral executiva em Congonhas, suspensas desde a década de 1980.

De acordo com a Infraero, após receber R$ 2,5 milhões em investimentos, o terminal internacional da aviação executiva passou a contar agora com instalações para a Polícia Federal, Receita Federal, Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro) e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Desde março, o aeroporto está liberado para operar 44 movimentos de pousos e decolagens por hora, três a mais que em 2022.

O aeroporto passou desde o ano passado a concentrar as principais rotas domésticas do mercado aéreo brasileiro que antes pertenciam, sobretudo, a Guarulhos. (FOLHA PRESS)

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