Conheça as ações do Copacabana Palace para o Agosto Lilás

0
47
Treinamento de defesa pessoal no Copacabana Palace - Foto: Divulgação
Treinamento de defesa pessoal no Copacabana Palace - Foto: Divulgação

O Copacabana Palace visa promover o direito das mulheres e aumentar redes de acolhimento em todo o RJ 

Em celebração ao Agosto Lilás, mês dedicado à promoção da conscientização sobre a violência doméstica e ao aniversário de 18 anos da Lei Maria da Penha, o Copacabana Palace reforça seu compromisso implementando uma série de ações internas junto ao Programa Empoderadas. O projeto tem como objetivo promover os direitos das mulheres e oferecer redes de acolhimento em todo o estado do Rio de Janeiro, tendo impactado mais de 2,7 milhões desde 2019.

No último dia 19 de agosto, o Copacabana Palace ofereceu para toda a equipe um treinamento prático e teórico destinado a identificar sinais de violência e entender os caminhos para sair dessas situações. Com base na defesa pessoal, incluindo prática no tatame, a formação oferece auxílio para situações de perigo em atividades do cotidiano, como no transporte público, por exemplo. O Copa realiza este treinamento três vezes ao ano garantindo a oportunidade de conhecimento também para novos funcionários.

Os resultados dessa formação, na prática, impactam nos indicadores de violência doméstica e na prevenção do feminicídio. “Programas como esse impactam a sociedade, o coletivo, e é a melhor maneira de colaborarmos para diminuição dessa triste realidade no Brasil. Não é uma questão somente das mulheres que passaram por essas situações, mas sim uma causa em que todos e todas devem atuar. Conhecimento é a melhor ferramenta que podemos oferecer ao nosso time. Sempre prezamos pelo bem-estar de nossas colaboradoras em todos os prismas”, afirma Giovanna Campos, diretora de recursos humanos do Copacabana Palace.

Após o “workshop”, uma roda de conversa conduzida por uma equipe de psicólogas e advogadas, além da coordenadora do Programa Empoderadas, Érica Paes, discutiu detalhadamente os mecanismos oferecidos pela Lei Maria da Penha. O grupo também trocou experiências e ofereceu orientações profissionais sobre como agir em cada situação. ” Como Superintendente de Empoderamento e Equidade de Gênero na Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e idealizadora do Empoderadas, tenho o privilégio de trabalhar ao lado de uma equipe dedicada na promoção dos direitos e da segurança das mulheres. Hoje, enfatizo a importância vital de levar informação a todas as mulheres em nossa sociedade. A informação é a maior ferramenta de empoderamento. Quando uma mulher conhece seus direitos, quando ela sabe onde encontrar ajuda e como denunciar abusos, ela tem a possibilidade de se proteger e de lutar por justiça. Afinal, a violência não pode prosperar na escuridão do silêncio”, destaca Érica Paes.

Por meio do Programa Empoderadas, o Copacabana Palace visa ampliar a conscientização de seus colaboradores e oferecer suporte real às mulheres, destacando a importância da legislação e dos mecanismos de proteção disponíveis.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui