terça-feira, julho 15, 2025
InícioPolíticas de turismoCOP30 em Belém: novas medidas facilitam entrada e mobilidade...

COP30 em Belém: novas medidas facilitam entrada e mobilidade aérea

O Governo Federal implementou novas diretrizes para a entrada de estrangeiros no Brasil durante a 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que ocorrerá de 6 a 21 de novembro deste ano em Belém (PA). A portaria conjunta publicada pelos Ministérios das Relações Exteriores e da Justiça e Segurança Pública estabelece a concessão de visto de visita e autorização de entrada para os participantes credenciados do evento.

REDAÇÃO DO DIÁRIO – com informações do MTur*

A medida visa facilitar o fluxo de mais de 50 mil delegados, especialistas, jornalistas e membros da sociedade civil que estarão no Brasil para a conferência. A ação é essencial para garantir a logística e o bom andamento do maior evento climático global.

Objetivo estratégico

O Ministro do Turismo, Celso Sabino, ressaltou a importância estratégica dessa iniciativa. “Facilitar a chegada dos participantes da COP30 é uma decisão fundamental. Estamos não apenas garantindo o sucesso do evento, mas também abrindo as portas do Brasil e da Amazônia para milhares de visitantes”, destacou Sabino.

Visto eletrônico gratuito

O visto eletrônico gratuito permitirá múltiplas entradas no país e terá validade até 31 de dezembro de 2025, sem possibilidade de prorrogação ou reemissão. O documento será concedido aos participantes de países sem acordo de isenção de visto com o Brasil, sendo solicitado junto às representações diplomáticas brasileiras no exterior.

Preparação para a COP30

O Ministério do Turismo (MTur) vem trabalhando em várias frentes para preparar Belém e o Brasil para o evento. Uma das ações de destaque é a atuação da Escola Nacional de Turismo, localizada na capital paraense, que oferece cursos gratuitos de qualificação para profissionais da região. As capacitações incluem atendimento ao turista, idiomas e práticas de sustentabilidade. Na última quinta-feira (10/07), o ministro Celso Sabino participou da formatura de 936 profissionais capacitados para atuar durante a conferência. Mais de 2 mil trabalhadores já foram treinados para atender os visitantes.

Além da qualificação profissional, o MTur também investe na melhoria da infraestrutura de Belém, incluindo a revitalização de atrativos turísticos, para proporcionar uma melhor experiência aos visitantes da COP30.

Reforço na conectividade aérea

Em parceria com a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), o MTur está articulando o aumento da malha aérea para a capital paraense. Em novembro, o número de assentos em voos domésticos para Belém será 23,3% maior do que no mesmo período de 2024, passando de 199.339 para 245.751 assentos. Além disso, o número de voos nacionais crescerá 19%, de 1.174 para 1.395 operações.

A conectividade internacional também será ampliada, com a oferta de voos subindo de 22 para 31 e o número de assentos aumentando de 3.888 para 5.610, o que representa um aumento de 44%.

Fonte: Assessoria de Comunicação do MTur 

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Enriqueça o Diário com o seu comentário!

Participe e leia opiniões de outros leitores.
Ao final de cada matéria, em comentários.

Matérias em destaque