Cruzeiro fluvial na Alemanha – o que conhecer, passeios e enogastronomia regional

Continua depois da publicidade

Um cruzeiro fluvial na Europa sempre está na lista de desejo de brasileiros. Mesmo ainda não tão popular como o cruzeiro em alto mar, a modalidade fluvial vem atraindo cada vez mais a atenção de turistas por todo mundo.

Em uma experiência a bordo de um navio pela Alemanha, o viajante pode conhecer cidades históricas, participar de excursões com guias e ainda degustar bons vinhos e boa gastronomia.

Por Simone Barros, @viagemelifestyle, colaboradora do DT
Cruzeiro de uma semana por seis cidades da Alemanha até a França (foto: Simone Barros)
Cruzeiro de uma semana por seis cidades da Alemanha até a França (foto: Simone Barros)

Uma semana de viagem

A bordo do navio VIVA Moments atravessamos, durante uma semana, cidades alemãs até chegarmos na Alsácia, na França.

Veja também as mais lidas do DT

O cruzeiro fluvial, diferente do que muitos pensam, tem uma navegação tranquila; a viagem é mais exclusiva – o navio no qual embarcamos comporta até 176 passageiros, e sendo assim o embarque e desembarque são bem mais tranquilos.

Cabine Diamond no navio VIVA Moments (foto: Simone Barros) - Cruzeiro fluvial na Alemanha
Cabine Diamond no navio VIVA Moments (foto: Simone Barros)

Outro ponto forte a destacar é o conforto das cabines – ficamos no terceiro andar numa opção premium, bem decorada e ampla, com french balconista, igualmente amplo banheiro e opções de amenities Rituals. Importante destacar que tudo que está no minibar da cabine também faz parte de sua estadia e é reposto diariamente. Outros dois serviços importantes que estão incluso são: Wi-Fi de alta velocidade e academia.

Seja a bordo ou durante as excursões oferecidas em cada parada, conhecemos história, cultura, gastronomia , vinhos e curiosidades. Entrando e retornando pela cidade de Düsseldorf, passamos pelas mais charmosas cidades do trajeto ao longo do rio Reno. Em resumo: uma experiência como essa me parece como uma aula de história ao vivo, junto à monumentos e construções; e todos os walking tours e visitas são feitos com um guia local. Essa riqueza de detalhes e de aprendizado durante uma viagem imersiva como essa proporciona muitas recordações.

Vista do deck superior do navio (foto: Simone Barros) - Cruzeiro fluvial na Alemanha
Vista do deck superior do navio (foto: Simone Barros)

Rio Reno

O percurso pelo rio Reno tem um visual de tirar o fôlego. Castelos, monumentos e vinhedos fazem parte do cenário dessa viagem e, por isso, não são apenas nas paradas que o turista verá esses cenários. Há surpresas ao longo de todo trajeto. Para aproveitar a dica é subir algumas vezes no deck superior e curtir a paisagem em chaises. Nessa área há ainda uma jacuzzi aquecida e um mini golfe. O serviço de bar e café funciona ali também. Em outubro , quando viajamos, com o clima já mais frio, é irresistível aproveitar a vista e tomar um delicioso chocolate quente.

O rio Reno atravessa a Europa de norte a sul e é de grande importância logística e econômica para o continente. Poucos sabem, mas um trecho de 65 km do vale do meio Reno ( Middle Rhine) é patrimônio da Unesco devido a sua beleza natural e importância com dezenas de castelos e fortificações da Idade Média.

Bar e restaurante a bordo (foto: Simone Barros) - Cruzeiro fluvial na Alemanha
Bar e restaurante a bordo (foto: Simone Barros)
Bar e restaurante a bordo ( foto Simone Barros)
Bar e restaurante a bordo (foto: Simone Barros)

Gastronomia e vinhos alemães

A bordo do navio é importante destacar que todas as refeições e bebidas estão incluídas, até mesmo snacks ou drinks ao longo do dia ou ao final da noite quando acontecem atrações musicais no lounge. No restaurante e no bistrô há uma ampla carta de vinhos e drinks, e também é possível degustar variedades de cervejas alemãs. Nas opções a bordo são destaque rótulos de vinhos como: Julius Kimmle Pinot Blanc, Grüner Silvaner, e Riesling Mosel No. 1.

A gastronomia a bordo é variada e internacional. Para almoço e jantar no restaurante principal há sempre opções de entradas, pratos principais, sobremesas e queijos, além das bebidas já mencionadas. No bistrô deve ser feita reserva prévia para um almoço mais casual ou um jantar mais especial.

Roteiro pelo Rio Reno

Conheça aqui detalhes de todas as cidades visitadas no nosso roteiro de cruzeiro pelo rio Reno, a bordo do VIVA Moments. No Brasil, essa e outras opções de cruzeiros premium são apresentadas pela Velle Representações.

Bopparder Hamm , vinícola em Boppard (foto - Simone Barros) - Cruzeiro fluvial na Alemanha
Bopparder Hamm , vinícola em Boppard (foto – Simone Barros)

Boppard

A primeira parada do navio é na cidade de Boppard. Ela é referência em produção de vinhos e conta com dez produtores locais. Logo próximo ao deck é possível avistar Boppard Hamm, uma vinícola que ocupa uma área de 75 hectares e é a maior da região do Middle Rhine. Todos os anos, durante dois fins de semana, a cidade realiza seu Wine Festival. A cidade também é reconhecida por ter bastante preservada suas tradições medievais, em muitas construções, e por ser um parque arqueológico com fortalezas romanas. Uma conhecida atração local é ir de teleférico até o morro Vier-Seen-Blick e ter uma vista impressionante da cidade.

Centro de Mainz (foto - Simone Barros) - Cruzeiro fluvial na Alemanha
Centro de Mainz (foto – Simone Barros)

Mainz

A cidade de Mainz fica na região de Rheinhessen. Se destaca por produção de vinhos brancos Niersteiner Domtal e Liebfraumilch, embora digam que os locais preferem um dry Riesling ou um tinto encorpado Dornfelder.

Mainz é famosa por ser a terra de Gutenberg e abrigar ali um museu que conta o início e a história da impressão gráfica. Outros pontos a visitar na cidade são a sua catedral, datada do século XII, e a igreja de Saint Stephen, em estilo gótico.

Speyer é considerada a capital do pretzel (foto - Simone Barros)
Speyer é considerada a capital do pretzel (foto – Simone Barros)

Speyer

Speyer sedia dois patrimônios da humanidade pela Unesco (sua magnífica catedral e o patrimônio judaico da cidade) e tem também um tesouro – uma a garrafa de vinho Speyer, datada de 325 – 359 d.C., que é considerada a mais antiga do mundo, permanece selada há quase 1700 anos.

Conhecida por ter sido ali o provável local da criação do pretzel – iguaria alemã famosa pelo mundo, e por realizar um importante festival do Pretzel todos os anos, a cidade é uma ótima opção de turismo para quem aprecia vinhos e gastronomia.

Petite France em Strasbourg (foto - Simone Barros)
Petite France em Strasbourg (foto – Simone Barros)

Strasbourg

A Alsácia situa-se na região nordeste da França, junto à Strasbourg, ao norte. Por lá uma das produções mais famosas é o espumante, conhecido como Crémant d’Alsace. Em Strasbourg é comum observar que os moradores falam tanto francês como alemão. A área chamada Petite France é um charme, cheio de casinhas em estilo medieval e várias lojinhas interessantes, a maioria de souvenieres.

Monumento Niederwald e Abadia de Saint Hildegard em Rüdesheim (foto - Simone Barros)
Abadia de Saint Hildegard em Rüdesheim (foto – Simone Barros)
Monumento Niederwald e Abadia de Saint Hildegard em Rüdesheim (foto - Simone Barros)
Monumento Niederwald em Rüdesheim (foto – Simone Barros)

Rüdesheim

A cidade é cercada por muitos vinhedos. Também patrimônio da Unesco, essa é uma das cidades mais visitadas ao longo do rio Reno não apenas por sua produção vinícola, mas sobretudo pelo grandioso monumento Niederwald. É possível chegar lá por caminhada ( relativamente íngreme) ou por um teleférico panorâmico que oferece uma vista incrível.
Outro ponto muito interessante para visitação por lá é a abadia de Saint Hildegard, que além de convento e um dos marcos da travessia do caminho de Santiago, é um espaço de produção de vinhos, licores, geleias e conta com uma loja aberta aos visitantes.

Vista de Koblenz (foto - Simone Barros)
Vista de Koblenz (foto – Simone Barros)

Kobkenz

A última parada do cruzeiro antes de voltar para Düsseldorf é Koblenz. A cidade é conhecida pelo nome de Deutsches Eck – por ser considerada a esquina da Alemanha, entre os rios Reno e Mosela. O passeio é feito pelo centro histórico e é possível conhecer o palácio Kufürstliches Schloss e a estátua de William, o Grande.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade