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Lançado no dia 29 de setembro, o Estudo de Perfil e Impactos Econômicos de Cruzeiros Marítimos no Brasil, traz dados inéditos da temporada 2017/2018 no Brasil e no mundo. Ação aconteceu durante o II Fórum CLIA Brasil 2018. Pesquisa é realizada em parceria entre a CLIA Brasil (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos) e a Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Diversos números do setor foram divulgados durante o evento. Encontro contou com a presença do Ministro do Turismo Vinicius Lummertz, entre outras autoridades. Participantes debateram os entraves dos cruzeiros marítimos no Brasil. Entre eles, como o alto custo operacional no País, a carga tributária, a regulamentação e a questão de infraestrutura portuária.
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Resultados
R$ 1,792 bilhão foi o impacto econômico dessa atividade turística na economia do Brasil, durante a temporada que teve início em novembro de 2017 e término em abril deste ano. Esse número engloba tanto os gastos diretos e indiretos das companhias marítimas, quanto os gastos de cruzeiristas e tripulantes. O resultado foi 11,5% maior em comparação ao período 2016/2017, o que significa um aumento de R$ 185 milhões.
Desse total, R$ 827 milhões foram gerados pelos gastos das armadoras com combustíveis, taxas portuárias e impostos. E compras de suprimentos, comissionamento de agências de viagens e operadoras de turismo, água e lixo, salários pagos. Além de custos com marketing e escritório, entre outros. Os gastos totais de cruzeiristas e tripulantes nas cidades e portos de embarque/ desembarque e trânsito, que incluem compras de passeios turísticos, suvenires, alimentos e bebidas e transporte durante, antes e/ou após a viagem, foram de R$ 965 milhões.
O número de embarques na temporada foi de 418 mil cruzeiristas, quase 17% a mais em relação ao período de 2017/2018. Esse acréscimo, mesmo com igual número de navios, pode ser explicado pelo aumento da eficiência das embarcações e roteiros.
O levantamento ainda mostra que o turista gastou, em média, R$ 2.214,00 com a compra de um cruzeiro marítimo, e o tempo médio da viagem foi de 5,9 dias. O estudo mostra que o impacto econômico médio gerado por cada cruzeirista nas cidades de escala foi de R$ 515.
Empregos
Na temporada 2017/2018 foram gerados 27.748 postos de trabalho na economia brasileira, quase 10% a mais que no período anterior. Do total de empregos criados pelo segmento, 2.014 foram de tripulantes dos navios e outros 25.734 empregos diversos, de forma direta, indireta e induzida. Motivados pelos gastos dos turistas nas cidades portuárias de embarque/desembarque e visitadas. Além dos gerados na cadeia produtiva de apoio ao setor.
Destinos
A maior parte dos pesquisados (mais precisamente 86,2%) deseja realizar uma nova viagem de cruzeiro. E quando perguntados sobre o destino de preferência no Brasil, 58,1% deles informaram o Litoral Nordeste e, em seguida, aparece a Costa Sul, com 16% da procura. No exterior, 37,7% dos cruzeiristas indicaram o Caribe como preferência de viagem, seguido da Europa, com 36,4%.
Perfil do viajante
O segmento de cruzeiros é bem específico no que diz respeito aos hábitos de viagens dos cruzeiristas. Os resultados da pesquisa destacam que a indicação de amigos e parentes (28,8%) e os preços baixos (12,1%) foram os principais fatores de influência na decisão de fazer uma viagem de cruzeiro.
Quanto à frequência, 51,7% dos cruzeiristas realizavam sua primeira viagem de navio. Enquanto que 48,3% já haviam viajado de cruzeiro (três vezes, em média).
No que diz respeito à origem dos turistas pesquisados, 90,9% residem no Brasil, sendo a maioria dos entrevistados procedentes do Estado de São Paulo (54,9%), seguido do Estado do Rio de Janeiro (16%) e do Estado de Minas Gerais (6,3%). Dentre os estrangeiros (9,1%), destaca-se a Argentina, com 55% dos pesquisados.
86,2% dos pesquisados disse que deseja realizar uma nova viagem de cruzeiro. Quando perguntados sobre o destino de preferência no Brasil, 58,1% deles informaram o Litoral Nordeste. E 37,7% dos cruzeiristas indicaram o Caribe como preferência de viagem no exterior.
Expansão e crescimento para a próxima temporada
Estão previstos 499.569 leitos na temporada 2018/2019, número 15% acima do período 2017/2018.
O Brasil já tem um novo destino em operação, Balneário Camboriú (SC). O fato levou os cruzeiristas a terem mais um fator de influência na hora de se decidirem pela viagem. A busca por novos destinos (mercados nacionais) continua e podem ser incluídos no calendário de Cruzeiros para as próximas temporadas brasileiras.
A realização de eventos corporativos tem sido uma tendência de mercado com resultados positivos já que as organizações, cada vez mais, buscam sair do convencional.
Nichos
Outro nicho a ser trabalhado como uma grande oportunidade é a realização de casamentos em alto mar onde os convidados. Além de participar de uma festa, aproveitam para realizar a viagem de navio ao lado de amigos.
Na arena internacional de oportunidades de desenvolvimento para o mercado brasileiro, cabe atenção às tensões estabelecidas entre mercados da América do Norte e Caribe. Essas ações poderão provocar movimentação de substituição de mercados, gerando necessidade de transferência de navios para outras rotas.
Ainda no ambiente de substituição de mercados, observa-se uma delicada situação vivida pelos cruzeiros que atendem ao mercado chinês nos mares do norte asiático, fazendo com que os navios não acessem a Coréia do Sul. Neste sentido, o Brasil poderia se beneficiar da necessidade de deslocamento de rotas.
Os Cruzeiros no Mundo
No mundo, o setor de cruzeiros continua crescendo ano a ano. Esse acréscimo é impulsionado, principalmente, pelo aumento da quantidade e diversificação de Cruzeiros. Até 2026, 100 navios entrarão em operação, trazendo mais 250 mil leitos (CLIA Global).
Segundo a Associação Internacional de Cruzeiros (CLIA), em 2017, o número total de cruzeiristas foi de 26,7 milhões. A procura por cruzeiros aumentou 21% de 2011 a 2016.