quinta-feira, janeiro 22, 2026
InícioConteúdo de marcaCuritiba Conventions anuncia acordo com Wikitravel na FITUR 2026

Curitiba Conventions anuncia acordo com Wikitravel na FITUR 2026

Durante a FITUR 2026, feira internacional de turismo realizada em Madri entre 21 e 25 de janeiro, o Curitiba Convention & Visitors Bureau apresentou ao mercado internacional uma nova parceria estratégica com a WikiTravel, plataforma criada por Aroldo Schultz, fundador da Schultz Operadora. A iniciativa foi anunciada como uma ferramenta voltada a agentes e operadores, reunindo dados turísticos e informações do trade local em um ambiente digital com navegação simplificada e suporte em diferentes idiomas.

por Paulo Atzingen, de Madri*

Em entrevista ao Diário do Turismo, a presidente do Curitiba Convention, Cristiane Santos, explicou que o lançamento ocorre em primeira mão na feira e aposta em tecnologia e inteligência artificial para fortalecer a promoção do destino. Segundo ela, o projeto utiliza a base e a inteligência da WikiTravel para disponibilizar informações completas sobre Curitiba, com atualização constante e foco tanto em lazer quanto em viagens corporativas.

Aroldo Schultz também conversou com o DT e detalhou como a plataforma organiza os associados do Convention, com páginas próprias e conteúdos estruturados por inteligência artificial. Ele ainda comentou sobre o projeto visitbrasil.ai, iniciativa voltada a reunir informações de destinos brasileiros em 11 idiomas e ampliar a vitrine internacional do país.

wIKITRAVEL
Cristiane também ressaltou que o diferencial da ferramenta está na interação com o usuário, usando IA generativa para entender preferências e personalizar a experiência. (Visit Curitiba – divulgação)
Wikitravel
Ao detalhar a solução aplicada ao Curitiba Convention, Aroldo Schultz explicou que a proposta vai além de uma vitrine tradicional. (Visit Curitiba – divulgação)

“A parceria não podia ser melhor”, diz Cristiane Santos

Ao apresentar a novidade na FITUR, Cristiane destacou a importância do anúncio para o posicionamento internacional de Curitiba e reforçou que a tecnologia aplicada deve ampliar o alcance das informações do destino entre agentes e operadores do exterior. “A parceria não podia ser melhor. O Curitiba Convention está lançando aqui na FITUR, em primeira mão, para os operadores e agentes do mercado internacional, essa plataforma de Curitiba que usa toda a inteligência e a base da WikiTravel, que é uma nova tecnologia.”

Segundo ela, o objetivo é facilitar o acesso ao conteúdo do destino em diferentes mercados, com informações organizadas e prontas para quem precisa planejar, vender ou indicar Curitiba.“As informações estão em todos os idiomas, qualquer idioma que precisar. Tem ali todas as informações sobre o mercado, empresas, atrativos de Curitiba e ainda conta com uma outra tecnologia anexa, que é um chatbot chamado Gia.”

Cristiane também ressaltou que o diferencial da ferramenta está na interação com o usuário, usando IA generativa para entender preferências e personalizar a experiência. “Ela é uma IA generativa que conversa como se fosse humana, conversando com as pessoas, interagindo e perguntando como elas gostariam de fazer, tanto para levar negócios quanto para montar um roteiro de turismo na cidade.”

Além disso, a presidente do Curitiba Convention chamou atenção para o calendário atualizado e para a navegação simplificada, que deve facilitar o uso tanto por visitantes quanto por profissionais do setor. “Conta também com um calendário super atualizado e é muito fácil de navegar. A tecnologia da WikiTravel e a gente tem feito atualizações constantes. E, como é IA, a própria tecnologia ajuda nessa atualização.”

Na avaliação dela, o lançamento tende a virar uma chave importante na estratégia de promoção internacional do destino. “Estamos lançando agora e acredito que isso vai ser um diferencial muito grande na promoção da nossa cidade e do Paraná como um todo.”

Página de Curitiba na Wikitravel (reprodução de tela)

Associados ganham destaque dentro da plataforma

Questionada sobre a presença dos associados no projeto, Cristiane explicou que o conteúdo da plataforma também funciona como vitrine para os parceiros do Curitiba Convention, com destaque reforçado na busca por serviços e experiências. “Os associados todos eles estão inseridos nessa plataforma de uma forma muito especial. Quando o turista vai buscar informação, logicamente esses associados têm um destaque muito grande e até exclusividade em alguns segmentos.”

Ela citou setores em que esse direcionamento tende a ser ainda mais evidente, fortalecendo a conexão entre visitante e empresas do trade local. “Na hotelaria, restaurantes e bares, por exemplo, são apenas os associados indicados.”

“Cada associado tem uma página com IA contando sua história”, afirma Aroldo Schultz

Ao detalhar a solução aplicada ao Curitiba Convention, Aroldo Schultz explicou que a proposta vai além de uma vitrine tradicional. “Cada associado do Convention & Visitors Bureau está mencionado no site do Convention e, para cada associado, tem uma página também de IA que conta a história do associado. E esse associado pode melhorar essa história, evoluir, tudo com inteligência artificial.”

Aroldo ainda reforçou o caráter inovador do projeto e o posicionamento tecnológico da iniciativa apresentada na FITUR. “É o único Convention & Visitors Bureau no mundo que oferece essa tecnologia.”

ACESSE AQUI O WIKITRAVEL

*Paulo Atzingen viajou convidado pela Fitur com Seguro GTA

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Enriqueça o Diário com o seu comentário!

Participe e leia opiniões de outros leitores.
Ao final de cada matéria, em comentários.

Matérias em destaque