Curitiba (PR) garante prêmio de cidade mais inteligente do mundo

Continua depois da publicidade

Alinhada aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), Curitiba se destacou pela quinta vez na premiação


EDIÇÃO DO DT com informações do MTur

Ações e programas de planejamento urbano voltados ao crescimento socioeconômico e à sustentabilidade ambiental fizeram de Curitiba (PR), a cidade mais inteligente do mundo, segundo o World Smart City Awards, prêmio concedido pela Fira Barcelona, na Espanha. A honraria é considerada uma das principais nas áreas de inovação e cidades inteligentes.

Veja também as mais lidas do DT

Segundo nota enviada ao DIÁRIO, aa implantação de soluções para manter a construção de uma cidade mais sustentável e inovadora, alinhada aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), contribuiu para que Curitiba se destacasse pela quinta vez no prêmio.

Como uma tendência crescente na indústria do turismo, Destinos Turísticos Inteligentes (DTI’s) é uma estratégia desenvolvida na Espanha que ajuda as cidades a darem maior visibilidade aos atrativos turísticos, com a implantação de tecnologias que tornam os destinos mais acessíveis e sustentáveis. No Brasil, a metodologia, foi adaptada à realidade brasileira, sendo implantada pelo Ministério do Turismo, em parceria com o Instituto Cidades del Futuro.

Curitiba é eleita a cidade mais inteligente do mundo e se torna referência para o setor turístico (Foto: Arquivo MTur)
Curitiba é eleita a cidade mais inteligente do mundo e se torna referência para o setor turístico (Foto: Arquivo MTur)

No país, o DTI é desenvolvido tendo como foco nove pilares: Governança; Inovação; Tecnologia; Sustentabilidade; Acessibilidade; Promoção e Marketing; Segurança; Mobilidade e Transporte e Criatividade. As cidades que se dispõem a implantar as diretrizes para tornar os seus destinos mais atrativos, adquirem o selo DTI após 80% dos requisitos cumpridos pelo plano de transformação.

Recentemente, dez novas cidades brasileiras receberam a certificação DTI em Transformação. As cidades de Foz do Iguaçu (PR), Goiânia (GO), Ponta Grossa (PR), Santos (SP), Joinville (SC), Vila Velha (ES), Fortaleza (CE), São Luís (PI), Gramado (RS) e Bonito (MS) cumpriram todas as etapas previstas no edital do MTur e receberam o selo. Belo Horizonte (MG) também foi contemplada pela iniciativa própria de desenvolver um plano de transformação seguindo a metodologia DTI Brasil.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade