Uma rede de atendimento e prestação de serviços qualificada para bem receber tanto o turista nacional quanto o estrangeiro. Esse é um dos objetivos dos cursos de idiomas em inglês e francês oferecidos e realizados em parceria pela Secretaria de Estado de Turismo, Associação Brasileira dos Agentes de Viagem (Abav-Pa), Infraero e as escolas de línguas Centro Cultural Brasil Estados Unidos (CCBEU) e Aliança Francesa.
Com conteúdo e metodologia voltada ao turismo receptivo, em especial para atender o aumento da demanda formada por turistas norte-americanos e europeus, o Programa Estadual de Qualificação do Turismo (PEQTur) desenvolvido pela Setur nos seis pólos turísticos paraenses: Belém, Amazônia Atlântica, Araguaia Tocantins, Marajó, Tapajós e Xingu.
Os cursos que ocorrem até o dia 17 de dezembro, são realizados nas instalações da Aliança Francesa e do CCBEU com a participação de 31 profissionais do turismo receptivo, com foco no domínio de idioma, objetividade e cordialidade no atendimento ao turista internacional.
Participam da capacitação trabalhadores das barracas de tapioca da Praça da Matriz, mototaxistas, artesões, trabalhadores do turismo de base comunitária, barraqueiros, profissionais de restaurantes, bares e hotéis da ilha. A formação será concluída no próximo dia 16 de dezembro.