Desde o início do ano, a Latam tem empoderado chefs mulheres de diferentes regiões do Brasil por meio de seu programa “Sabor à Brasileira”. Prato amazonense acaba de estrear no cardápio das cabines Premium Business e Economy dos voos internacionais da LATAM que decolam do Brasil
A LATAM acaba de escalar a chef Débora Shornik para assinar o seu novo prato signature (almoço e jantar) em voos internacionais, de longa duração (mais de 7 horas), com decolagens no Brasil.
Servido a todos os passageiros das cabines Premium Business e Economy, a Amazônia Encantada (pirarucu grelhado com legumes da estação, feijão manteiguinha, creme especial e farofa de especiarias amazônicas) é o prato escolhido para substituir a “Galinhada das Deusas”, da cozinheira Manuelle Ferraz, que esteve nos ares entre maio e julho deste ano; logo após o “Baião de Dois ao Mar”, da chef baiana Nara Amaral, que deu início ao programa “Sabor à Brasileira”, em fevereiro deste ano.
Veja também as mais lidas do DT
Paulo Miranda, vice-presidente de Clientes do LATAM Airlines Group, destaca: “o ‘Sabor à Brasileira’ é um programa que tem como objetivo criar oportunidades e empoderar cada vez mais profissionais mulheres em nossos voos. Fico muito orgulhoso de anunciar a terceira chef deste projeto tão especial, que além de abrir espaço para mulheres fantásticas, está sendo muito bem recebido pelos nossos passageiros.”
DÉBORA SHORNIK
Escolhida pela LATAM para representar a região Norte do Brasil, a chef Débora Shornik é nascida e criada em São Paulo, mas encontrou na Amazônia o seu lugar para viver, desenvolver e produzir sabores relacionados à natureza. Débora está hoje à frente do Restaurante Caxiri, que fica ao lado do Teatro Amazonas, e serve culinária amazônica com ingredientes orgânicos de famílias produtoras, além de peixes locais como Pirarucu, Tambaqui e Matrinxã.
SABOR À BRASILEIRA
A Amazônia Encantada da chef Débora Shornik é o terceiro capítulo da série “Sabor à Brasileira”, o programa do grupo LATAM para voos internacionais que fortalece o seu caráter diverso, inclusivo e multicultural, além de dar protagonismo aos produtos locais da América Latina.
No caso do Brasil, reforça a sua brasilidade e está vinculado diretamente ao “Sem Fronteiras”, a assinatura de marca da companhia que fortalece o seu compromisso com o País. A série apresenta um novo prato signature a cada três meses, sempre assinado por uma chef de uma região do Brasil.
CONFIRA A RECEITA DO AMAZÔNIA ENCANTADA
Para o Pirarucu: lave o peixe no limão e utilize a marinada com azeite de peixe
Marinada da casa, azeite de peixe
- 200g pimenta de cheiro em brunoise
- Óleo vegetal
- Sal à gosto
- Pimenta do reino
- Coentro ou salvia
Legumes: selecione aqueles à sua disposição
- Abóbora regional
- Tomates cerejas
- Cenoura
- Cebola
- Feijão de Metro
Para os legumes, realizar os assados individualmente, respeitando os seus processos e tempos de cocção. Após isso, incorporar no mix e finalizar com sal, pimenta do reino e tucupi.
- Abóbora: corte-a em pequenos triângulos com casca e tempere com sal e azeite e leve para assar até que esteja macia.
- Tomatinho: assar com um pequeno confit de alho e azeite, tomilho, salsa, sal e pimenta do reino até que esteja assado.
- Cenoura: cortar em pequenas pétalas e puxar na frigideira.
- Cebola: envolvê-la inteira em papel alumínio e colocá-la em uma forma com um pouco de água; assar no forno até que esteja macia.
Depois que os legumes estiverem pré-prontos, selecione um pouco de cada para o baião de legumes da estação.
Dhal de feijão manteiguinha
- Feijão manteiguinha pré-cozido
- 50 g de abóbora cortadinha
- 50 g de cebola caramelizada
- Sal e pimenta de cheiro
- Tucupi
Adicione o feijão juntamente com os temperos em fogo brando para o cozido de feijãozinho, faça o caldinho bem soltinho e temperado.
Dukah / Farofa de especiarias da Amazônia
Aqui utilizamos as sementes à nossa disposição; O Dukkah ou Duqqa é uma mistura de condimentos composta basicamente por nozes, sementes, ervas e especiarias.
Ingredientes
- 01 kg castanha
- 10 clh semente coentro
- 10 clh erva doce
- 01 clh pimenta do reino
- 01 clh cominho
Preparo
Torrar as castanhas e deixar esfriar completamente. Torrar os grãos e deixar esfriar, depois bater bem no liquidificador. Acrescentar em seguida as castanhas e bater ligeiramente no pulsar. Colocar sal.
Creme especial/ácido de coalhada artesanal
- 1l de leite líquido integral
- 0,180g de iogurte natural
- 3 colheres de leite em pó
Coloque o leite líquido em uma panela e quando estiver amornando acrescente o iogurte e leite em pó. Tire do fogo e coloque para fermentar por 6h. Escorra em um pano.
EDIÇÃO DO DIÁRIO (GF) com agências